Gil do Vigor fala sobre criação do canal ’Matemática do Vigor’Divulgação
Rio - Famoso por sua trajetória marcante no 'BBB 21', Gilberto Nogueira, mais conhecido como Gil do Vigor, tem optado por se envolver em uma área que vai além do entretenimento e é igualmente importante em sua vida: a educação. Em maio deste ano, o economista criou o canal 'Matemática do Vigor', no YouTube, com o intuito de ajudar aqueles que pretendem estudar para o vestibular, mas não possuem condições financeiras para arcar com os gastos dos cursos preparatórios. Ao DIA, Gil ressalta a relevância da temática em sua vida e revela o que ainda espera conquistar no decorrer de sua carreira profissional.
"Eu sempre tive a vontade de ajudar de alguma forma as pessoas que querem estudar, mas não podem bancar um cursinho, assim como era o meu caso, que batalhei muito para conseguir entrar na universidade", relembra o ex-BBB que, atualmente, realiza seu PhD em economia na Universidade da Califórnia, em Davis, nos Estados Unidos.
"Sempre fui defensor das cotas e, também, fui o primeiro da minha família a graduar. Então, sei da importância e necessidade de programas e ações que proporcionam oportunidades para os estudantes e foquem na educação. A educação mudou a minha vida e o 'Matemática do Vigor' surgiu do meu desejo de poder colaborar de alguma forma para que ela atinja e mude também a vida de tantos outros jovens", pondera.
Questionado sobre como concilia o canal com sua rotina do curso superior, seus contratos publicitários e compromissos no Brasil, o economista afirma que recebe o apoio incondicional de sua equipe para conseguir organizar as gravações dos conteúdos.
"Entre as minhas idas e vindas ao Brasil, nós separamos dias para focarmos apenas nas gravações de todo o conteúdo", explica. "O apoio deles é fundamental no processo, pois preciso de um direcionamento daqui da Califórnia, no meio da minha rotina de estudos. Com isso, conseguimos alinhar as ideias e sugestões, ajustes de edição e todos os outros pequenos detalhes de forma mais prática", detalha.
De acordo com Gil, o 'Matemática do Vigor' não tem a pretensão de substituir os cursos preparatórios, mas sim, auxiliar na promoção da equidade no ensino daqueles que não têm acesso a esses recursos, complementando um possível déficit enfrentado por muitos estudantes no âmbito das ciências exatas.
"É bastante importante deixar claro que o canal não vem para substituir os cursos preparatórios. Afinal, os alunos desses cursinhos costumam se preparar durante meses para fazer o vestibular. Então, não seria uma comparação válida. O nosso objetivo é oferecer um auxílio para os jovens que não têm acesso a esses cursos", ratifica.
Emocionado, o ex-BBB ainda aproveita o bate-papo para refletir sobre tudo o que conquistou por intermédio da educação superior. Afinal, através dela, Gil afirma ter alcançado lugares que jamais imaginou acessar durante sua adolescência humilde, no estado de Pernambuco.
"A educação foi e continua sendo fundamental na minha vida durante todos os dias. Meus estudos me levaram a lugares que nunca imaginei que poderia chegar e sou eternamente grato por ter tido essa oportunidade", diz.
"Vindo de uma família humilde, as chances de conseguir boas opções de escolas e universidades eram muito limitadas. No entanto, com todo o meu esforço e trabalho duro, consegui espaços muito importantes para a minha carreira como economista e, principalmente, ajudar a minha família a levar uma vida mais tranquila e confortável", comemora.
Apesar de ter conquistado tantos objetivos em apenas 31 anos de vida, Gil revela que não quer parar por aí. O economista conta que seu maior propósito de vida é contribuir ainda mais com o Brasil, retribuindo para sociedade tudo o que adquiriu na academia, durante os estudos.
"Eu quero muito, de alguma forma, poder continuar colaborando com meu país através de projetos como o 'Matemática do Vigor'. Quero ser uma ferramenta que possa proporcionar transformações, melhorias e esperança para o nosso povo", conclui o vigoroso.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.