Museu de Arte Moderna do Rio (MAM) vai receber o Grupo de Grupo de Câmara da Orquestra Petrobras Sinfônica Divulgação

Rio - Canções como “Pai Francisco”, “Escravos de Jó”, “Cai cai, Balão”, “Capelinha de Melão” e “A Machadinha” fazem parte do folclore brasileiro e estão no repertório do concerto gratuito que o Grupo de Câmara da Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta neste sábado (19), às 11h, no pilotis do Museu de Arte Moderna (MAM) Rio.
Voltado para as crianças e suas famílias, o programa conta com 20 músicas do Guia Prático de Villa-Lobos, com inovadores arranjos de Vittor Santos. O Guia Prático de Villa-Lobos é uma coletânea com mais de 100 arranjos criados pelo compositor nos anos 1930 para inúmeras manifestações artísticas populares brasileiras. Como grande entusiasta da educação musical, Villa-Lobos registrou as canções tradicionais infantis de diferentes regiões em suas viagens pelo país, solidificando um legado essencial da nossa herança musical.

“É um cancioneiro folclórico e espontâneo, passado de geração para geração. Aos poucos, vem sendo esquecido pela ausência sistemática nas salas de aula e, no âmbito familiar, pela concorrência com as telas e celulares. Essa tradição não pode se perder”, enfatiza o violista Fernando Thebaldi, mestre de cerimônias do concerto e um dos diretores artísticos da Orquestra Petrobras Sinfônica. “Além de cantar e dançar, as crianças vão conhecer um pouco mais sobre o compositor Heitor Villa-Lobos e a tradição musical brasileira. Também vamos apresentar para o público as diferentes formações de câmara e os instrumentos da orquestra”, completa o músico.

Como parte desse trabalho de resgate fundamental da memória musical brasileira, bem como de acesso à música de concerto e de formação de plateia, a Orquestra Petrobras Sinfônica produziu sete videoclipes animados de composições do Guia Prático de Villa-Lobos, disponíveis em youtube.com/@petrobras_sinfonica. São elas: A Machadinha, Cai Cai, Balão, Pai Francisco, Escravos de Jó, Capelinha de Melão, Garibaldi foi à Missa e Uma, Duas Angolinhas.

Serviço:
Grupo de Câmara da Orquestra Petrobras Sinfônica
Data: 19 de agosto (sábado), às 11h
Local: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM Rio – Pilotis
Duração: 60 minutos. Classificação indicativa: Livre. Entrada franca