Rubem Confete e Marilia Trindade Barboza recebem medalha da Confraria do RádioDivulgação

Rio - O veterano radialista Rubem Confete e a escritora Marilia Trindade Barboza foram homenageados, nesta sexta-feira (13), pela diretoria da Confraria dos Amigos do Rádio do Rio de Janeiro. Em reconhecimento ao trabalho em defesa do samba e da cultura popular, Confete e Marilia receberam a medalha da entidade.
O encontro também marcou o anúncio da troca no comando da entidade, criada para atuar em defesa dos profissionais do rádio. Após dois anos de gestão, Zezé Ferreira passará o cargo para o compositor Osmar do Breque, que assume em janeiro.
Integrante da equipe da Rádio Nacional, Confete, de 86 anos, é considerado uma "enciclopédia" do samba e do Carnaval. Fez parte do lendário Grêmio Recreativo de Arte Negra e Escola de Samba Quilombo, fundado por Candeia na década de 1970. Destacou-se, ainda, como produtor cultural e compositor, tendo canções gravadas por Wilson Simonal, Caetano Veloso, João Donato, Nei Lopes e outros nomes. 
Ex-presidente do Museu da Imagem e do Som (MIS), Marilia, que também é compositora, tem a música como uma referência em sua vida desde a infância. Escreveu as biografias de Paulo da Portela, Silas de Oliveira, Cartola, Pixinguinha, Luperce Miranda e outros grandes nomes.