Paes entrega as chaves da cidade para o Rei Momo, Kaio Mackenzie, e sua Corte Real, em cerimônia no Palácio da CidadeRenan Areias/Agência O Dia

Rio - Uma linda festa marcou a abertura oficial do Carnaval do Rio, no início da tarde desta sexta-feira (28), no Palácio da Cidade, em Botafogo, Zona Sul. Embalados pelo som da bateria da Acadêmicos do Viradouro, agremiação campeã do grupo especial em 2024, o prefeito Eduardo Paes entregou a chave da cidade para o Rei Momo Kaio Mackenzie.
A cerimônia foi conduzida pelo Milton Cunha e contou com a participação de toda a Corte Real, que inclui a Rainha, Thuane Werneck, e as princesas, Rhuanda Monteiro e Jessica Almeida. Além disso, a Tia Surica, a quem Paes se referiu como “primeira-amante do Rio”, prestigiou a celebração. A sambista, que é patrimônio do carnaval carioca, recebeu a chave de Maurício Candonga, filho do Candonga, guardião do símbolo, e a entregou ao lado do prefeito. 
"Se tem uma coisa que o Rio de Janeiro tem, ou a maneira como o Rio construiu sua identidade, força e imagem, é uma relação direta com o que esse povo do Carnaval, essa maior manifestação cultural do país ou do mundo, faz todos os anos. Meu muito obrigado ao povo do carnaval, essa gente do samba, das escolas de samba, dos blocos, aqueles que celebram a vida todos os anos durante uma semana no nosso carnaval", disse Paes, que fez a sua 13ª entrega de chaves ao Rei Momo. 
"Para mim, especialmente, é uma alegria. Tenho a honra de, pela primeira vez na história dessa cidade, entregar essa chave pela 13ª vez ao Rei Momo. Só eu sou tetra. Esse é o meu décimo terceiro ano transmitindo este cargo tão honroso e que dá tanto orgulho", comemorou o prefeito, que também brincou sobre o período de "folga" do cargo.

"Não me procurem, procurem o Rei Momo, nem o 1746 vai funcionar. Busquem esse cidadão aqui com essa coroa que ele está mandando no negócio todo", concluiu. 

A fala do prefeito foi seguida pelo discurso do Rei Momo, Kaio Mackenzie, que abre o Carnaval de 2025. "Como Rei Momo do Carnaval dessa cidade maravilhosa, digo que é uma honra receber, mais uma vez, das suas mãos a chave dessa cidade e prometo que, dessa vez, não vou sumir com a chave. (...) o povo merece, precisa e quer esse carnaval de 2025. Tenho certeza que será o maior de todos os tempos. Declaro o carnaval de 2025 aberto", disse.