Por tabata.uchoa
Letícia Colin vive a emblemática Beatriz%2C da canção de Chico Buarque e Edu LoboFernando Souza / Agência O Dia

Rio - A quatro metros de altura do palco, a bailarina e domadora de cavalos circense canta enrolada em tecidos. Ela também encanta, exibindo sua graciosidade em acrobacias aéreas. Apenas música e poema até então, Beatriz agora ganha vida, vira mulher de carne e osso. Letícia Colin, 24 anos, é quem interpreta a famosa personagem da canção de Chico Buarque e Edu Lobo no musical ‘O Grande Circo Místico’, que estreia seu picadeiro hoje, no Theatro Net Rio, em Copacabana. O espetáculo ganha versão teatral 32 anos após a estreia do balé no Teatro Guaíra, em Curitiba, para o qual a trilha foi criada.

“Beatriz é a síntese de tudo que a gente quer ser quando se é mulher e artista. Sempre tive sonho de ter alguém cantando essa música para mim”, conta Letícia. O musical conta a história de uma trupe circense que é impedida de trabalhar por conta de uma guerra e, nesse cenário, acontece o romance de Beatriz e Frederico, embalado por canções de Edu Lobo e Chico Buarque. “Sou fã dessa trilha e acho uma parceria especial. Chico e Edu compõem para teatro como ninguém, deveriam fazer mais isso”, avalia o diretor João Fonseca, que aproveita para dizer que o musical é também uma homenagem aos 70 anos dos dois cantores.

Mais do que uma mocinha convencional, Beatriz é uma heroína, tem um filho no meio da guerra e se mantém forte em busca do seu grande amor. “Queria que a minha Beatriz fosse bem ‘cavalesca’ mesmo, às vezes dócil, às vezes mais arisca. Amo fazer essa domadora de cavalos. Esse musical é a coisa mais difícil que já fiz. As notas e as composições das melodias são muito sofisticadas. Foi a vez que mais ralei. Não tem nada fácil nesse espetáculo”, avalia a atriz, que faz o solo da música ‘Meu Namorado’ pendurada em tecidos acrobáticos.

“Estou cheia de roxos, hematomas, mas não ligo. Isso me fez compor a personagem.” Letícia teve a ajuda do namorado, Leonardo Senna, que também integra o elenco, nos números de circo. “Ele fez a preparação circense porque saca muito de circo, me ajudou muito. Às vezes, a gente queria fazer algo mais ousado, mas o diretor não deixava. Ele disse que já estava ótimo”, diverte-se. Em um dos números mais emocionantes, Letícia interage com atores que interpretam cavalos em cena. “Eles representam de forma lúdica e bem teatral. Não tem fantasia do animal, só a expressão corporal dos atores”, explica o diretor João Fonseca.

O curitibano Gabriel Stauffer, que vive o médico Frederico, amor de Beatriz, quer encantar o público com a história de seu personagem. “Ele é um aristocrata, médico, tem uma vida que o pai planejou, mas larga tudo pelo amor pela bailarina e pelo circo. É um herói romântico, mas que sofre muito”, explica Gabriel, que protagoniza números nos tecidos, malabares, acrobacias de solo e corda bamba.

“Eu já tinha feito circo há muito tempo. Tive só que reaquecer o motor. Durante os ensaios, uma galera se machucou, eu machuquei a perna, às vezes caía da corda. Mas são machucados de quem está acostumado com o circo e com a dança. A gente sabe lidar com a dor”, reforça o ator, com um certo frio na barriga por conta da estreia. Ele torce para que Chico Buarque possa ir assistir ao espetáculo. “O Edu veio nos ensaios, pude conversar bastante com ele. Quanto ao Chico, estou na expectativa de ele aparecer, assim, vou conseguir dar uma tietada”, brinca Gabriel.

Você pode gostar