Manoel CarlosReprodução / Twitter

Rio - O autor de novelas Manoel Carlos completou 90 anos, nesta terça-feira, e recebeu homenagens de famosos na web. Na data especial, o escritor ainda ganhou uma mensagem carinhosa da filha, Júlia Almeida, que aproveitou para compartilhar um clique raro do pai no Instagram.
"Noventa anos do jeito que gosta: abençoado pelo sol e rodeado de jornais", escreveu Júlia ao publicar uma foto em que o artista aparece tomando sol e lendo as notícias diárias.
Na rede social, atores que já trabalharam com Manoel Carlos não pouparam palavras ao parabenizar o autor. "Hoje o Maneco faz 90 anos [...] Eu só tenho a dizer 'muito obrigada', por todos os personagens que você me deu! Se você me deu tantos personagens, foi porque acreditou que eu era capaz de fazer e eu não posso ser mais feliz!", afirmou Lilia Cabral. "Obrigada pelos papéis inesquecíveis que você criou para mim nesses seus 90 de vida! Parabéns por tanta beleza dos seus escritos [...] Enfim, parabéns para você, querido Manoel Carlos!", celebrou, igualmente, Susana Vieira.
"Parabéns ao nosso querido Manequinho! Saudades!", escreveu a atriz Helena Ranaldi. "Parabéns, Maneco! Viva sua vida!", enviou Deborah Secco. "Viva, Maneco!", comemorou Viviane Araújo. "Parabéns, Maneco!", ratificou a atriz Tássia Camargo. "Ah, Maneco! Ícone da televisão brasileira! Que alegria ele nos deu! Viva Maneco!", disse Paloma Bernardi.
Manoel Carlos se aposentou em 2014, aos 81 anos, após o fim da novela "Em Família", da TV Globo. O autor havia ingressado na emissora no ano de 1978, quando levou ao ar a sua primeira trama: "Maria, Maria", protagonizada por Nívea Maria e Cláudio Cavalcanti. No mesmo ano, também fez grande sucesso com "A Sucessora" e posteriormente, marcou a TV brasileira com obras como: "Felicidade" (1991), "História de Amor" (1995), "Por amor" (1997), "Laços de Família" (2000), "Presença de Anita" (2001), "Mulheres Apaixonadas" (2003), "Páginas da Vida" (2006) e "Viver a Vida" (2009).
Durante os anos, o escritor alterou os conceitos das telenovelas brasileiras através da adoção da sofisticação em suas histórias, que na maioria das vezes se passavam em bairros da Zona Sul do Rio, como o Leblon. Manoel também ficou marcado por suas protagonistas recorrentes, as Helenas, que além do nome, também tinham características similares em suas personalidades.