Fernanda Montenegro e Antonio CiceroReprodução do Intagram
Publicado 23/10/2024 12:34
Rio - Fernanda Montenegro, de 95 anos, prestou uma homenagem ao escritor e letrista Antonio Cicero, que morreu aos 79 anos, nesta quarta-feira (23). A atriz publicou uma foto ao lado do irmão de Marina Lima, em que ele aparece com a biografia dela nas mãos, e citou um trecho do poema "Guardar" do profissional. 
Publicidade
"Melhor se guarda um voo de um pássaro, do que um pássaro sem vôos", escreveu Fernanda no Instagram Stories. Assim como Antonio, a veterana também é imortal na Academia Brasileira de Letras. Conhecida como um dos maiores nomes do teatro, cinema e televisão no Brasil, ela ocupa a cadeira 17 da instituição, por onde já passaram nomes como Roquette Pinto, Álvaro Lins e Antônio Houaiss, desde 2022.  
Antonio Cicero optou por eutanásia - morte assistida - e estava acompanhado do marido, o figurinista Marcelo Pies. Em uma publicação feita no Instagram, a ABL deu mais detalhes sobre a despedida do profissional. "Cicero faleceu em Zurich, na Suíça, sob os cuidados da Associação Dignitas, com o coração amparado pela presença de seu companheiro Marcelo Pies. Antes disso, fez sua derradeira despedida em Paris, cidade que tanto amou e que o inspirou, como um poeta que retorna ao abraço das ruas e dos sonhos que um dia habitou".
Em uma carta de despedida, o poeta explicou sua decisão. "Queridos amigos, encontro-me na Suíça, prestes a praticar eutanásia. O que ocorre é que minha vida se tornou insuportável. Estou sofrendo de Alzheimer", afirmou ele em um trecho. 

Leia mais