Fernanda Montenegro na plateia da peça Os MambembesReprodução/Instagram
Aos 95 anos, a veterana, que atuou na primeira montagem do espetáculo, em 1959, no Theatro Municipal, foi convidada a ouvir um trecho da música de sua personagem na época. Em seguida, surpreendendo a todos, a veterana avisou que tinha a letra decorada até hoje.
Na plateia, ela pegou o microfone, cantou um trecho e ainda falou sobre a montagem. "(...) Que lutou pelo Theatro Municipal naquela arquitetura européia com 2300 lugares, foi estreado em 1909. Artur Azevedo foi o grande criador desse teatro, ele morreu um ano antes, ele não foi o teatro estrear. Cinquenta anos depois, eles estavam procurando algum grupo que fizesse alguma coisa do Artur Azevedo, mas o autor brasileiro estava numa jogada, muito mais voltada em uma política de esquerda, com muito mais profundidade em termos de reivindicações de uma justiça social e ninguém queria fazer Artur Azevedo", contou.
"Porque não tinha quem quisesse fazer Artur Azevedo, porque ele não estava na moda, aí fizemos, foram ensaios maravilhosos, éramos 80 pessoas em cena. E nós íamos fazer dois espetáculos, isso em 1959. Aí, num mistério que não se explica quem viveu esse momento, o Theatro Municipal começou a ter filas pela Rio Branco afora. Nós estreamos, ninguém ia embora, todo mundo foi pro palco, todo mundo foi pra dentro do teatro e cadê que eu ia embora? Houve o dia seguinte que foi um domingo, multidão, ninguém ia embora, então devolveram que nós ficaríamos mais uma semana e depois outra semana, porque a fila ia pela rua Rio Branco", detalhou.






Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.