Larissa Manoela revela por que decidiu adiar planos de ser mãe por causa da endometriose Reprodução / Youtube
"Tenho que planejar, não pelo trabalho só, mas por questão de saúde, que é minha prioridade. Tenho endometriose e já falei em diversas entrevistas, sempre uso minha voz para poder falar sobre isso e o quanto a gente precisa estar atento ao nosso corpo e a como a gente vai passar por situações", disse Larissa em conversa com Foquinha.
Ela detalhou o diagnóstico e a importância de se informar sobre a doença: "Quando recebi o diagnóstico, achei que não ia poder engravidar, mas hoje, graças a Deus, a Medicina avançou muito e esse tema, inclusive, está sendo levado [adiante], porque muitas mulheres portam essa doença e não sabem. Então é uma questão também de educação pública, porque as pessoas precisam saber para também não invalidarem sua dor, porque dói muito."
Larissa reforçou que só pretende ter um filho quando estiver saudável o suficiente: "Estou muito focada na minha saúde para que eu possa gerar de uma maneira muito saudável e que eu tenha uma gestação feliz. Tirei e descartei qualquer possibilidade de ter um bebê enquanto não estiver 100% bem para gerar."
Sobre os cuidados que precisa tomar, ela explicou: "Preciso tomar algumas decisões, porque a endometriose é uma doença inflamatória e autoimune, então ela não regride. Está lá. Acompanho de seis em seis meses, é um compromisso fiel com minha saúde. A minha ideia é que eu possa fazer uma cirurgia para que eu limpe meus floquinhos de endometriose para que possa gerar sem [ter] um aborto espontâneo ou sem que a doença também cresça."
A atriz ainda destacou que não quer adiar a maternidade por causa do trabalho: "Preciso planejar por isso, e também porque não quero adiar esse plano em prol de algum trabalho. É um desejo pessoal e muito único, acho que trabalho a gente tem pra vida toda, a gente pode se reinventar, e, como ator, a gente vai seguir trabalhando através de muitos personagens [independente da idade e da maternidade], por anos e anos. Milhões de referências maravilhosas aí [para provar isso]. Pretendo ser atriz até que talvez nem esteja mais aqui. É minha paixão, minha vida, mas não quero adiar esse plano de ser mãe em prol de um trabalho."
Ela concluiu ressaltando que é preciso organizar a vida pessoal e profissional: "Óbvio que a gente tenta sempre adequar, mas é uma coisa que tenho planos para além da saúde, também [preciso] colocar na agenda e fazer com que os trabalhos deem uma recalculada de rota."






Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.