Por daniela.lima

Rio - Para quem pensa que já viu todo tipo de esquisitice em ‘Saramandaia’, prepare-se para algo ainda mais fantástico. É que Stela (Laura Neiva), a neta de Zico Rosado (José Mayer), vai ressuscitar a bisavó Candinha (Fernanda Montenegro) com suas lágrimas. Envolvida em outros mistérios da trama, a personagem também vai ser alvo de uma disputa entre o avô e Risoleta (Debora Bloch), que é sua verdadeira mãe, e vai se apaixonar por Tiago (Pedro Tergolina), filho de Vitória (Lilia Cabral), num romance típico de Romeu e Julieta. 

Personagem de Laura Neiva em 'Saramandaia' ressuscita a bisavó com suas lágrimasDivulgação


“Ela é uma personagem de realismo mágico que não havia na primeira versão. Antes da bisavó, ela traz à vida uma flor murcha, por exemplo. E terá outras manifestações”, adianta Ricardo Linhares, autor da novela das 23h.

Num encontro virtual promovido por Stela e Tiago, Candinha passa mal e morre ao ver Tibério (Tarcísio Meira), seu grande amor do passado, através da webcam do tablet. Mas as lágrimas da neta, que cai no choro, devolvem a vida à matriarca dos Rosado. Na cena carregada de emoção, que só vai ao ar a partir de 15 de agosto, Laura Neiva recebeu muitos elogios de Fernanda Montenegro e do diretor Fabrício Mamberti após gravar.

“Acho lindo que ela tenha esse dom. A maioria das personagens têm alguma esquisitice, e o dela não é isso. Ela vive numa casa em que o avô é muito rígido, a bisavó vive em outro mundo, e minha personagem é a que une a família toda”, diz Laura.

Filha de Zé Mario — o filho de Zico morto numa emboscada armada por Tibério Vilar (Tarcísio Meira) —, Stela vai se aproximar de Risoleta, o que deixará Zico e Helena (Ângela Figueiredo) muito apreensivos, pois não querem que a jovem saiba que a ex-prostituta é sua mãe. Segundo Ricardo Linhares, Risoleta estava grávida de nove meses quando o pai de Stela foi assassinado, mas ela escapou.

“Zico tocou o terror nela, dizendo que ela seria a próxima vítima da guerra entre as famílias, e comprou Stela, bebê. Risoleta foi embora com a condição de nunca mais voltar. E os avós disseram para Stela que a mãe morreu no parto. Mas Risoleta se arrependeu do erro que cometeu e voltou para acompanhar de longe a vida da filha, destratando o acordo com Zico”, conta o autor. “Ela vai tentar pegar a filha de volta”, garante Debora Bloch.

Em meio a essa disputa, uma outra tragédia vai marcar a vida de Stela: o assassinato de Tiago. Após conhecer o caçula de Vitória, ela começa um romance com o rapaz às escondidas. “Gibão (Sérgio Guizé) vai prever a morte de Tiago num confronto entre as famílias Vilar e Rosado”, revela Ricardo Linhares.

O personagem alado terá muitas outras visões, como a explosão de Dona Redonda (Vera Holtz), uma cena que deve acontecer mais para o fim da trama: “Ele vai ver Redonda inchar e subir feito um balão”, antecipa o autor. Temporariamente, Zico vai reverter a situação, livrando-se da suspeita do atentado a bomba, mas Gibão vai continuar na cola do formiguento.

Você pode gostar