Por daniela.lima

Rio - Um motoqueiro acelera e tenta saltar uma fileira de 50 carros. Mas o que era para ser uma grande façanha acaba se transformando em uma pataquada quando ele se arrebenta no chão. Imagens de acidentes como este e outros tombos, acrobacias e manobras malsucedidas estão na série ‘Ciência do Absurdo’, que estreia hoje, às 22h30, no canal Nat Geo, com apresentação de Paulo Bonfá. Para cada ousadia que termina em fracasso, o programa explica cientificamente o que deu errado.

Paulo Bonfá apresenta ‘Ciência do Absurdo’%2C série que estreia hojeDivulgação


“É engraçado e tem informação. É como se agente estivesse assistindo a videocassetadas, só que com explicações físicas e biológicas para cada caso que não deu certo. É um trabalho muito rico de imagens”, salienta Bonfá, que já gravou os 14 episódios da série. “Foi muito divertido fazer. Não vai mudar a vida de ninguém, mas é curioso.”

Muitos vídeos podem ser encontrados na internet, como o do homem que tentou ser arremessado como uma bola de canhão em uma piscina com água congelada. Teve mais de 2 milhões de visualizações no YouTube, mas ele não conseguiu quebrar a superfície do gelo, e o programa vai mostrar o que deu errado.

Além das explicações para cada caso — uma equipe de cientistas ingleses analisou as imagens —, Paulo Bonfá faz comentários curtos e bem-humorados sobre as tentativas fracassadas. “Tem o meu toque pessoal no formato.Essa é uma particularidade da versão brasileira. Como o programa está sendo lançado mundialmente, por exemplo, na Alemanha tem outro apresentador, que faz de um jeito diferente”, conta.

Ao contrário das pessoas que arriscam a própria vida em busca de fama, Bonfá diz que nunca tentou manobra alguma que pusesse em risco sua integridade: “Meu nível de idiotice ainda não atingiu os pré-requisitos para participar do roteiro do programa.”

Com passagens pela MTV e SporTV, Bonfá foi narrador da última temporada do ‘Casseta & Planeta Vai Fundo’, em 2012, na Globo. Após a série do Nat Geo, ele vai comandar um programa no canal Fox Sports. “Deve estrear antes da Copa do Mundo”, anuncia.

Você pode gostar