Por daniela.lima
Felipe perde o processo e é impedido de clinicarDivulgação

Rio - Felipe (Thiago Mendonça) cumpre o que prometeu à mãe, Chica (Natália do Valle), e se interna para tratar da dependência do álcool. Mas, ao sair da clínica de recuperação, terá que enfrentar a difícil realidade diante do Conselho Regional de Medicina, no tribunal. Afinal, por conta de um diagnóstico errado que deu quando estava alcoolizado, Regina (Andrea Bacellar), mãe da criança, entrou com um processo.

Na sequência de ‘Em Família’, a partir do dia 16, Felipe comparece à audiência ao lado de Chica, Ricardo (Herson Capri), do advogado Nando (Leonardo Medeiros) e de Silvia (Bianca Rinaldi). Todos confiantes, dando força. Os médicos que fazem parte do conselho entram na sala do julgamento. Logo atrás, vêm Regina e seu advogado. Ela lança um olhar fulminante para Felipe. Chica ampara o filho, angustiado.

A mãe da vítima depõe e pede aos médicos que não permitam que Felipe continue clinicando, já que cometeu um erro médico que poderia ter custado a vida de seu filho. Chega a vez de Felipe. Ele reconhece o erro, entende as razões da mãe que o denunciou e argumenta: “Mereço a desconfiança dos senhores, porque um erro médico pode ser um erro letal. Mas, com a outra mão, sinto que mereço também a tolerância dos senhores. Sou médico, mas sou também um ser humano disposto a se curar e melhorar. E, longe do exercício da profissão que tanto amo e que jurei defender, aí, sim... talvez não me reste mais nenhuma chance nessa vida. Uma punição severa deste conselho pode ser também minha sentença de morte.”

Os médicos se reúnem para tomar a decisão e anunciar a sentença. Enquanto isso, Felipe pede desculpas a Regina e explica que, por causa do erro com o filho dela, procurou tratamento. A mulher não perdoa e retruca: “Não sei qual vai ser o resultado deste julgamento, mas espero que sejam lúcidos e justos, julgando a favor da vida humana. Com licença.”

É dada a sentença. Felipe é condenado por maioria à pena de censura pública por infração do Código de Ética Médica. A punição será publicada em um grande jornal e, mais adiante, Felipe poderá voltar a clinicar, já que seu diploma não foi cassado.

Você pode gostar