Por daniela.lima
Rio - Para quem aprecia poesia e música de tradição, o Arte 1 traz um especial em dose dupla, hoje. A partir das 20h30, o canal exibe ‘Pan-Cinema Permanente’, documentário feito com imagens inéditas gravadas durante 13 anos por Carlos Nader, no qual celebra o poeta Waly Salomão. Em seguida, é a vez de ‘Fados’, do espanhol Carlos Saura, sobre o tradicional ritmo português. 
Caetano Veloso com o realizador do filme%2C o espanhol Carlos SauraDivulgação


‘Pan-Cinema Permanente’ contém cenas de Waly Salomão em viagens e junto à família, além de trechos de sua obra. O artista se aproximou dos músicos tropicalistas, tornando-se um dos compositores preferidos de Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia, para quem criou clássicos como ‘Mel’ e ‘Talismã’. Lançado cinco anos depois de sua morte, o longa saiu premiado do festival internacional de documentários ‘É Tudo Verdade’, em 2008.

Mais tarde, às 23h, ‘Fados’ mostra a origem do gênero musical, nascido nas camadas populares de Lisboa, no século 19. Por causa da canção ‘Fado da Saudade’, interpretada pelo português Carlos do Carmo, o documentário recebeu o ‘Prêmio Goya’ de melhor canção original, em 2008. Caetano Veloso e Chico Buarque também participam do filme ao lado de fadistas de sucesso.
Publicidade