Por daniela.lima

Rio - Parece piada, mas não é. Aos 37 anos, Rafael Cortez morre de medo de dirigir. Para se livrar do trauma, que começou quando ele ainda era garoto, o comediante vai embarcar em um reality de humor em que aprende a pilotar. Com estreia prevista para junho, ‘Dirige, Rafa!’ é um dos dois programas que Cortez comandará no canal Comedy Central — o outro é como mestre de cerimônia da terceira temporada de ‘República do Stand-Up’, que estreia em abril. 

Rafael Cortez diz que é ruim no volante e assume medo de dirigir%3A ‘Até como passageiro eu me borro todo’Patricia Stavis


“Pré-adolescente num sítio da família, bati o carro do meu avô por confundir o freio com o acelerador. Isso já foi bem ruim. Depois, por muitos anos, carro me parecia algo muito caro. E nos anos 90, quando eu fiz 18 e podia tirar carteira, era mesmo. Isso me desanimou por um tempão”, conta.

Mais tarde, quando tentou novamente aprender a dirigir, Rafael Cortez caiu na real. “Me dei conta de que eu era ruim no volante. Bem ruim! E que tinha medo. Tenho ainda. Medo de ladeira, mão dupla, marcha a ré e de velocidade. Até como passageiro eu me borro todo”, brinca.

O comediante teve a ideia do reality há uns três anos. “É o primeiro projeto da Nume Produções, do meu parceiro e empresário Ítalo Gusso, para TV, e estou feliz que seja comigo”, festeja.

O programa mostra a rotina de Cortez na autoescola e nas sessões de hipnose para se livrar do trauma do volante. Amigos e parentes também ajudam o comediante a perder o pavor de dirigir. Com direção de Octavio Scopelliti, da Fulano Filmes, as gravações estão a toda velocidade em São Paulo.
“Posso garantir: está bem divertido! E as pessoas de que eu mais gosto estão comigo na série: meus melhores amigos, meu irmão, meu tio querido, colegas de trabalho... Um barato! É um arquivo para a vida”, diz.

Em ‘República do Stand-up’, Cortez será o mestre de cerimônia desta temporada, que vai reunir 31 comediantes de todo o país. Estão programadas 13 apresentações solo — com um participante por edição — e nove em dupla. O programa mostrará ainda bastidores e entrevistas com os convidados.

“Vai ser muito legal. Estou empolgado, porque o ‘República’ é a grife do meio do humor. Todo mundo que faz comédia stand-up hoje sabe que estar lá é um reconhecimento. É sinal de que o cara é bom. Ser o MC então, nem se fala! E estar com tantos colegas de que gosto será garantia de, pelo menos, ótimas risadas em conjunto”, aposta.

BANCADA DO ‘CQC’

Na TV aberta, Cortez vai ser um dos âncoras do ‘CQC’, ao lado de Dan Stulbach e Marco Luque, na Band. A oitava temporada do programa estreia em 9 de março. Após a frustrante passagem pela Record, onde comandou o ‘Got Talent’, ele garante ter se planejado para 2015. Mas o convite para assumir a bancada do ‘CQC’, em vez de reforçar a atração como repórter, foi uma surpresa.

“Não passei por uma geladeira e tanto da Record para ficar em casa dormindo até tarde e vendo TV. Produzi nesse tempo todo, investi, corri atrás. Eu e meu empresário planejamos os acontecimentos principais desse ano com calma e sabedoria, e claro que estamos sendo surpreendidos por outros, como a bancada do ‘CQC’. Isso para mim é um sonho que se realiza”, diz.

Você pode gostar