Por daniela.lima

São Paulo - A marca carioca Osklen apresentou ontem, no segundo dia da 39ª edição da São Paulo Fashion Week, sua coleção de verão 2016. O local escolhido foi uma galeria de arte e a inspiração de Oskar Metsavaht veio de um Brasil pouco conhecido: a tribo indígena Ashaninka, que fica no Acre, na fronteira entre o Brasil e o Peru. 

Rodrigo Lombardi e Deborah Secco gravaram cenas da novela na primeira fila do desfile da Cavelera, que teve Reynaldo Gianeccihini na passarelaAg. News


“Me baseei nos elementos estéticos desta tribo. Criei túnicas, estampa de macropenas e um cinto de couro tipo ‘tanga’, aberto nas laterais, que pode ser usado sobre outras peças”, contou Metsavaht, antes de o desfile começar.

Na Osklen, sensualidade e esporte caminham juntos. “Muitas das peças têm laterais vazadas e costas nuas. As roupas têm sempre três dimensões”, explicou ele. Entre os acessórios, destacou as clutches de couro de pirarucu. “Acredito que, em breve, elas serão símbolo do novo luxo brasileiro”, apostou Metsavaht, que sempre se preocupou com causas ambientais, mas deixou claro que não quer levantar bandeira sobre a questão indígena. “Minha intenção aqui é pela estética. Em outras esferas, falarei sobre este assunto”, disse ele, que pagou royalties à tribo para poder criar a coleção.

E não foi apenas a Osklen que se debruçou sobre este tema. Na segunda à noite, a Cavalera fez um desfile-happening num descampado do Parque Cândido Portinari. A trilha sonora da apresentação foi feita por 20 índios da tribo Yawanawá. Nas roupas, bordados artesanais e estampas de lanças, borboletas e onças. O desfile serviu de cenário para a gravação da novela ‘Verdades Secretas’ e contou com estrelas na passarela, como Reynaldo Gianecchini e Yasmin Brunet, e na plateia, como Ronaldo Fenômeno, que foi ver a namorada-modelo, Celina Locks, desfilar. Marieta Severo, Rodrigo Lombardi e Deborah Secco, que fazem parte do elenco da próxima trama das 23h, também fizeram a festa de fashionistas e fãs.

Você pode gostar