Por tabata.uchoa
Bambolê serve como ferramenta nas séries de exercícios aeróbicosPiervi Fonseca / Agência O Dia

Rio - Quem nunca tentou equilibrar um bambolê na cintura e girá-lo até cansar? Pois é, a brincadeira que marcou a infância e até a adolescência de muita gente ficou séria e há tempos vem ajudando muitas mulheres a ficar em forma.

Recentemente, algumas famosas como Thaila Ayala, Lívian Aragão, Isabella Santoni (a Karina da novela ‘Malhação’) e Carina Batista (musa do ‘Programa Silvio Santos’, nas fotos) surgiram nas redes sociais mostrando os benefícios do exercício com bambolê, que voltou a ser objeto de desejo. E quem entende do assunto, garante: a atividade emagrece.

“O que está em alta é o bambolê fitness, que são aulas aeróbicas com o uso do bambolê. E, atualmente, os bambolês são produzidos com aros mais pesados, o que já configura um ótimo exercício. Se feita da forma correta, essa atividade pode oferecer uma perda que varia de 400 a 600 calorias por hora”, explica a professora de Educação Física Rosângela de Abreu.

O personal trainer Bruno D’Orleans diz que girar o bambolê na cintura, ao contrário do que muitos pensam, não afina só essa região. “Isso é um mito. Na verdade, você perde medidas no corpo inteiro. Não existe isso de só trabalhar o abdômen, se outras partes do corpo também estão em movimento”, diz o profissional.

Bruno ainda vai além: “Por ser basicamente aeróbica, a atividade com bambolê tem como efeito secundário a estimulação da musculatura. Se você faz agachamentos, por exemplo, trabalha as pernas. Se for levantamento de braço, há o fortalecimento das articulações dos membros superiores. Em resumo, os benefícios principais são: estimular o sistema cardiorrespiratório, melhorar o condicionamento físico, ou seja, o fôlego, melhorar a parte circulatória e proporcionar um elevado gasto calórico.”

Adepta da técnica, a atriz Carina Batista conta que esse é um de seus segredos para manter a boa forma. “Eu gosto de me exercitar, mas sempre procuro uma atividade que seja mais divertida. E bambolê é algo que eu sempre gostei, desde pequena. Há seis meses eu passei a fazer todo o meu treino aeróbico voltado para as atividades com bambolê. Em poucas semanas já era possível sentir a região do abdômen mais definida”, conta a moça, que tem 1,60 m e pesa 67 quilos.

Aprenda alguns exercícios:

Agachamento — Pés além da linha do quadril, braços acima da cabeça e mãos segurando o bambolê. Agache o máximo que conseguir, leve o bumbum para trás, mantenha os braços elevados e tome cuidado para que o joelho não ultrapasse a linha dos pés.

Flexão lateral — Pés afastados na linha do quadril, joelhos levemente dobrados, braços acima da cabeça e mãos segurando o bambolê. Flexione o tronco para o lado direito e, em seguida, para o esquerdo. Repita a sequência até completar a série.



Você pode gostar