Rio - Beijos de tirar o fôlego. Romantismo à moda antiga. Ciúme fora de controle. Desejo à flor da pele. Brigas. Separações. Reconciliações. Você se identificou? Caso a resposta seja afirmativa, provavelmente você já viveu um amor de novela. Às vésperas do Dia dos Namorados, a reportagem do DIA foi a campo saber com Chay Suede, Luísa Arraes e Kizi Vaz, do elenco de ‘Babilônia’, Bruna Marquezine e Maurício Destri, de ‘I Love Paraisópolis’, e Isabelle Drummond e Jayme Matarazzo, de ‘Sete Vidas’, o que eles pensam desse sentimento capaz de aflorar à primeira vista, unir opostos e vencer barreiras.

Vivendo uma história de amor na novela das 21h ao estilo ‘Romeu e Julieta’, Chay Suede, que faz par romântico com Luísa Arraes, não vê muita diferença entre realidade e ficção. “O amor de novela é um espelho da vida real. Afinal, novela é inspirada nos personagens que vemos no dia a dia, e tudo isso acaba se misturando. Um beijo muito apaixonado no meio da rua é chamado de beijo de novela”, comenta o intérprete do Rafael, de 22 anos, que na vida real namora a atriz Laura Neiva.
Já Luísa, a mocinha Laís de ‘Babilônia’, pensa diferente do seu parceiro de cena. “Nenhum amor é amor de novela o tempo todo, mas muitas vezes parece de mentira de tão bom que é”, diz a atriz, de 21 anos, que vive um relacionamento sério com o ator George Sauma. E é só num caso como esse, de sentimento intenso, que Luísa acha que vale a pena superar as diferenças e lutar por um amor ‘impossível’ como o da evangélica Laís e o ateu Rafael. “O amor tem que ser muito grande mesmo. Namorar alguém parecido comigo seria me namorar, não precisa, mas é claro que o amor surge, acima de tudo, do encontro e ele tem que ser maior que as diferenças, mesmo elas sendo construtivas”, explica.
A solteira Kizi Vaz, 31 anos, que na novela das 21h é Gabi, casada com o infiel Diogo (Thiago Martins), já viveu uma história de tirar o fôlego como as que acontecem nos folhetins. “Foi amor à primeira vista e a relação durou cinco anos. É um amor que encanta, que amolece o coração”, suspira. Apesar de ser romântica, a intérprete da Gabi não é do tipo que perdoa fácil uma pulada de cerca. “Falar de traição é um pouco complicado, porque ninguém está livre de trair ou de ser traído. Mas eu acho que a Gabi não deve perdoar o Diogo quando ela descobrir as traições dele. Eu já tentei perdoar, e não deu certo”, confidencia.

Disputada em ‘I Love Paraisópolis’ por Maurício Destri (Benjamin) e Caio Castro (Grego), Bruna Marquezine, que faz a Marizete e jura estar solteira, anda fugindo do tal amor de novela. “Prefiro viver um amor mais leve, mais calmo do que os de novela, que são muito intensos, cheios de idas e vindas. E duram só seis, oito meses, né?”, brinca, complementando. “Já acreditei que só teríamos um grande amor, mas hoje acredito que podemos amar muitas pessoas até encontrar aquela que ficará com a gente para a vida toda. Acredito muito em Deus e que ele tem algo especial guardado para a gente”, torce a atriz, de 19 anos, que planeja passar o Dia dos Namorados “trabalhando muito”.
Maurício Destri, que, assim como Bruna, nega que o romance da novela das 19h tenha pulado para a vida real, dá uma dica para ter sucesso no amor. “Mesclo pitadas de romantismo com um pouco de malícia. Eu acredito que romance e malícia correm, de certa forma, juntos. O cara romântico deve ter um pouco de malícia, se não ele pode ficar bobo”, acredita.
Sem medo de ser feliz, Jayme Matarazzo, o Pedro de ‘Sete Vidas’, que se apaixonou à primeira vista por Julia, personagem de Isabelle Drummond, é um entusiasta do amor. “Acredito demais no amor à primeira vista , segunda , terceira... Acredito no encontro de almas. Acho que nós buscamos isso o tempo todo”, diz ele, que divide o mesmo teto com a namorada, a publicitária Luiza Tellechea. A paixão é tanta que o ator, de 29 anos, já faz planos para amanhã. “Espero que o meu Dia dos Namorados não seja só dentro do estúdio gravando. Quero que seja ao lado da minha namorada, de mãos dadas, celebrando o nosso encontro, o nosso jeito de amar”, derrete-se.
Não menos romântica, Isabelle Drummond, 21 anos, namorada do cantor Tiago Iorc, não se esquiva de completar a frase “amar é...”: “Admirar, desejar, respeitar e se encontrar no outro.”