Por daniela.lima
Pedro Benoliel recebe na laje e passeia pela cidade atrás de saboresDivulgação

Rio - Muito se questiona sobre o que seria a gastronomia carioca, os sabores que melhor expressariam o ‘terroir’ da cidade. Calma, abre uma gelada e relaxa no termo francês. Falamos de ingredientes e receitas, personagens e paisagens saborosas de mar, montanhas e, além destas, abraçando favelas, subúrbios e botequins. A resposta começa a pintar na tevê. Apresentado pelo jovem chef Pedro Benoliel — e gravado no terraço do Carlão, um taxista do Vidigal —, o ‘Cozinha na Laje’ estreia hoje no Food Network (canal 292 da Sky), às 22h45, com cozinheiros populares, visitando ‘quebradas’ e recebendo bandas para tocar enquanto panelas fervem. 

“Quem cozinha são personagens do Rio que fazem comida incrível, com qualidade e preços acessíveis, gente que fala a língua de todos. Batemos papos descontraídos, trocamos experiências, falamos besteiras. Não há ninguém disputando nada e todos se divertem”, resume Pedro.

Na estreia, a dupla Luiza Souza e Leandro Amaral, do tijucano Bar da Gema, ensina a fazer delícias como o Pela Égua, a trouxinha de couve recheada de canjiquinha e queijo, com molho de linguiça. O som é da banda Tereza, de Niterói, que encerra o programa tocando na laje.

Nos dez episódios da temporada, Pedro visitará com amigos lugares como a feira de São Cristóvão e o restaurante Bira de Guaratiba, e receberá cozinheiros como Elaine Rabello, do Galeto Sat’s, e a baiana Teresa, do famoso acarajé das ruas de Santa Teresa.

Você pode gostar