Rio - Enquanto no Brasil a redução da maioridade penal ainda é motivo de polêmica, nos Estados Unidos um reality propõe um programa de reabilitação radical para jovens envolvidos com agressões, drogas e crimes: colocá-los numa prisão e confrontá-los com a dura realidade da vida atrás das grades. A nova temporada de ‘Tratamento de Choque’ estreia hoje, às 22h, no A&E, trazendo casos inéditos de crianças e adolescentes em situação de risco.
Inspirado no documentário vencedor do Oscar em 1978, ‘Scared Straight!’, de Arnold Shapiro, o reality mostra um tipo diferente de programa de recuperação, utilizado com jovens problemáticos, na faixa de 11 a 19 anos. Eles são levados a uma prisão onde sentem na pele como é a vida sem liberdade, com disciplina e regras. Uma equipe multidisciplinar reencontra esses adolescentes algum tempo depois para verificar se eles estão realmente recuperados.
O primeiro episódio acompanha a rotina de jovens submetidos ao programa de reabilitação no Condado de Chester, na Carolina do Sul. Um deles é um rapper de 16 anos, que desafia a autoridade dos agentes e age com agressividade.