São Paulo - Um personagem do dominical "Pânico na Band" está causando polêmica. "O Africano", interpretado por Eduardo Sterblitch, se comporta como um selvagem e acaba fazendo apologia ao racismo.
O comediante, que é branco, se pinta de preto e começa a representar um negro com falas, danças e gestos. O personagem ridiculariza os africanos e afrodecendentes em diversas atitudes preconceituosas.

Os internautas repudiaram o quadro e se manifestaram na web. "Nós cidadãos que lutamos por uma sociedade justa e igualitária a todos e todas estamos juntos mostrando nossa indignação a mais um show de racismo em nome da "arte e entretenimento" da TV brasileira. Nós exigimos um BASTA nesse entre tantos os outro personagens, que põe o negro em posição de animal, e reforça o RACISMO que humilha preto, que nos coloca como ignorantes. REPUDIAMOS à maneira nojenta em que retratam os povos da Africa a fim de intensificar o mito de que tudo que vem da Africa e todo seu povo não tem educação e merece gargalhadas de escárnio. Nós exigimos o fim deste quadro que não tem outro objetivo a não ser humilhar um povo e raça", diz a descrição do evento "Repúdio ao racismo do personagem Africano no Pânico na Band”, criado no Facebook
Além da polêmica criada nas redes sociais, os jornais africanos também se manifestaram sobre o "Africano". "O Brasil é um país racista? Vejam como eles riem dos africanos!”, publicou o jornal "SeneWeb", do Senegal, seguido do vídeo do personagem.