Por luis.araujo

Rio - O médico Dráuzio Varella estreia no dia 11 de setembro um novo quadro no ‘Fantástico’. Direcionada às mulheres, a série contará com três episódios e terá como tema a menopausa e a reposição hormonal. “ Vamos acompanhar personagens que estão entrando no período, e também discutir os sintomas e as formas de lidar com eles”, esclarece.

Segundo o médico, menopausa é o nome que se dá à última menstruação, um episódio que ocorre, em geral, entre os 48 e 52 anos, mas há mulheres que entram mais cedo nessa fase. “O conceito de menopausa só é considerado depois que as menstruações da mulher cessaram há um ano. O climatério é o que antecede a menopausa”, ensina.

Gravada em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, a série vai abordar assuntos que podem ajudar a mulheres de todo país, que sofrem com os sintomas, e também com a desinformação. 

“Além do acompanhamento médico, fazer atividade física é fundamental. Quanto mais intensa for a atividade, melhor. É a única estratégia além da reposição hormonal para aliviar os sintomas”, diz o médico, informando ainda que, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) do IBGE, atualmente o país tem 18 milhões de mulheres passando pelo climatério.

Médico Dráuzio Varella estreia em setembro novo quadro no ‘Fantástico’Divulgação

Temas como reposição hormonal, sintomas, alterações físicas e psicológicas serão tratados por Dráuzio, trazendo luz às dúvidas. Ele também entrevista especialistas, como o médico Cesar Fernandes, presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

“Os sintomas podem ser passageiros, mas também intensos, e podem dificultar a vida social da mulher, o sono e as atividades diárias”, diz, acrescentando que os tratamentos devem ser feitos com acompanhamento médico.

REVOLUÇÃO NO CORPO

Segundo Dráuzio, é fundamental que as mulheres se preparem para a menopausa com informação: “É preciso saber o que está acontecendo no corpo, porque muitas mulheres entram nessa fase sem ter noção e não sabem lidar com os sintomas”.

O médico diz que o sintoma mais conhecido é o ‘calorão’. Nesta fase, as mulheres podem sentir calores, frios, sudorese, algumas com mais intensidade, outras, menos. “Isso acontece porque o centro de regulação térmica do nosso corpo é o hipotálamo, e ele é muito sensível à ação do estrogênio (hormônio sexual feminino produzido pelos ovários). Quando este hormônio cai, o hipotálamo fica desregulado”, ensina.

O especialista esclarece que, quando esses sintomas acometem a mulher com mais intensidade, podem dificultar sua vida de forma geral. Elas podem, inclusive, sentir inadequação social. “Além disso, vem a alteração de humor, a secura da pele, a secura vaginal, alteração da libido, irritabilidade, inabilidade emocional, a mulher começa a chorar e não sabe definir o porquê”.

Sobre a polêmica da obrigatoriedade ou não da reposição hormonal, Dráuzio é enfático: “A reposição vem para ajudar quando os sintomas atrapalham a vida da mulher. Aquelas que não apresentam sintomas ou com sintomas mínimos, não precisam fazer nada”.

Você pode gostar