Monique Alfradique - Marilia Cabral
Monique AlfradiqueMarilia Cabral
Por BRUNNA CONDINI

Rio - A novela se passa na Idade Média, mas o tema é contemporâneo: a baixa autoestima e a distorção da própria imagem, causando sofrimento. Monique Alfradique, a Glória de 'Deus Salve o Rei', tem encarnado na pele esses sentimentos, com sua personagem Glória.

"São três horas de preparação. Uso enchimento, prótese, muitas sobreposições de figurino. Mas esse tempo pra mim é precioso. Ali, entro em contato com os sentimentos dela, me ajuda na composição", conta.

O recurso do enchimento para compor a personagem gerou algumas críticas, como se pudesse reforçar estereótipos sobre a mulher acima do peso. Mas a atriz esclarece: "A novela não é como no cinema, que tem uma preparação grande. A ideia de utilizar o recurso do enchimento é para falar do efeito sanfona, para mostrar que ela não se enxerga como é. E isso vai mexer na personalidade dela", diz.

"Essa história do engordar e emagrecer é só pano de fundo para a história que vamos contar. Falamos de baixa autoestima, a Glória distorce a própria imagem, isso afeta todos os lados da vida dela", completa.

Acima do peso, a personagem sente-se infeliz e tem verdadeira obsessão por ser magra. "A novela se passa nessa época, mas quando falamos de relações humanas, os temas são atemporais. Poderia ser hoje", observa.

"Ela tem uma vida boa e não enxerga. Tem uma mãe, Naná (Betty Gofmann), com personalidade forte, que não dá muita voz a ela, mas que a ama e a encoraja. E também um namorado, Osiel (Rafael Primot), com quem tem um relacionamento estável, bacana, mas as inseguranças dela não deixam fluir de forma leve. Tem poucas amizades. Não se sente segura pra socializar. Sofre e tem uma angústia muito forte. Não é livre dela mesma, de escolher o que ela quiser ser", constata.

TRANSFORMAÇÃO

Monique segue falando da personagem mais diferente que fez até hoje na TV. "Ela tem uma história que toca em temas reais, mas a trama é mais lúdica. A trajetória da Glória é sobre aceitação. E é mais do que não se aceitar estando acima do peso, ela não se aceita sendo quem é".

A obsessão pela magreza terá um preço alto para a loura, que vai procurar a Mandingueira (Rosa Marya Colin), a feiticeira do reino, para perder peso, já que está disposta a tudo. E esta semana, a personagem já aparece magra, de um dia para o outro. "Glória é um vulcão. Tem uma força gigantesca dentro dela. Só que as mudanças não necessariamente serão boas. Ela vai pagar um preço para chegar ao ideal de autoimagem que deseja", faz suspense.

ACEITAÇÃO

Aos 31 anos (completa 32 em dois dias), a atriz conta que não passou pelas questões de sua personagem. "Na verdade, nunca tive problema de engordar. Mas nem sempre estamos bem. Felicidade na vida não é uma coisa contínua. O pior é sempre quando comparamos nossa vida à de outra pessoa. As comparações não são boas. Quando não estou bem, eu vou à luta", afirma. "Quando quero algo, me movimento para alcançar. Mas cada um sabe das suas lutas".

No entanto, Monique sabe que essa não é a realidade de muitas mulheres. "Sei que a questão da autoestima e insegurança para a mulher está sempre rondando. Muitas têm dupla jornada de trabalho, têm que se sentir lindas, precisam de tempo e dinheiro para investir nelas. É muita cobrança da sociedade em cima da mulher", reflete. "A trama fala também de fazer o que você quiser. Quer comer seu brigadeiro? Coma. Não quer se encaixar em algum padrão? Não se encaixe. O importante é aceitar sua essência", emenda.

LEVEZA

Monique Alfradique também se prepara para estrear a segunda temporada do humorístico 'A Vila', no Multishow.

"E tem o monólogo que Camila Fremder está escrevendo. Vai ser a primeira vez que vou produzir. Em todos os outros projetos de teatro fui convidada. Esse, quero fazer acontecer e estou colocando a mão na massa. Tem um gosto diferente quando é um 'filho' totalmente seu", diz.

Namorando à distância há quatro anos o empresário Gabriel Sala, ela afirma que a parceria e a leveza são fundamentais. E que a distância não atrapalha. "Ele mora em São Paulo. Dentro do que podemos, temos uma rotina. Ele é muito parceiro, temos lealdade e companheirismo na relação", comenta. E a atriz brinca: "Por enquanto, maternidade e casamento, só se for na novela, só se Glória casar".

Bem-humorada, Monique entrega que tem levado para o set o seu olhar.

"O mais interessante com a Glória é que tem gente que se diverte com ela. E pra mim, o que ela passa não é engraçado. Mas pela construção, tenho levado essa leveza para ela", revela.

"Ver a vida através do humor é tentar tornar tudo mais leve. Você sabe o peso das situações. Mas quer revigorar, seguir adiante. É um pouco o olhar que tenho da vida. Não sou Poliana, não acredito que tudo vai dar certo sempre, mas tenho esperança", finaliza.

Você pode gostar
Comentários