Joana Borges, a Verena de 'Malhação: Vidas Brasileiras' - Rodrigo Lopes/Divulgação
Joana Borges, a Verena de 'Malhação: Vidas Brasileiras'Rodrigo Lopes/Divulgação
Por Gabriel Sobreira

Rio - Vítima de assédio, Verena (Joana Borges), de 'Malhação: Vidas Brasileiras, está cada vez mais irreconhecível. De menina doce, solar e expansiva do começo da novela, transformou-se em uma garota acuada e amedrontada. Para as cenas dramáticas, a atriz Joana Borges, de 23 anos, pensa na função social da personagem. "Tudo que é mostrado, não só nessa trama, mas nas outras também, tem como objetivo beneficiar garotos e garotas. Tentei me ater a isso para fazer o mais verdadeiro possível", explica.

TRAMA

Atleta de ginástica rítmica, Verena, que na história tem 15 anos, já sente na pele o peso do preconceito. Pelo simples fato de usar um short curto, ela se torna alvo de piadas no colégio, que até muda as regras da vestimenta para evitar mais comentários sobre os trajes dos alunos. "Rotular uma pessoa por uma única característica é burrice e ignorância. A Verena é muito mais do que uma simples vestimenta ou o que aparenta", defende Joana, que recentemente esteve no ar como Tila, de 'Deus Salve o Rei'. "Fiquei gravando as duas novelas por duas semanas. Mas foi mais tranquilo do que aparenta", garante.

"Acho interessante o que a Patricia (Moretzsohn, autora da novela) proporciona. É que todo mundo, aos poucos, vai passando por uma mudança, um conflito forte na vida, e isso altera também a personalidade. É uma curva ótima para todo ator. No caso da minha personagem, a Verena, o assédio deixa marcas fortes, e ela fica constrangida e guarda tudo para si", conta a atriz.

ASSÉDIO

Nas cenas anteriores, Verena era apresentada como aluna exemplar, atleta de ginástica rítmica e garota sempre sorridente. Desde quinta-feira, quando a personagem sai correndo de um prédio, desesperada, e com a testa sangrando, a personalidade da menina mudou. Mente falando que foi assaltada, falta aulas, termina um caso, até que ela desabafa com a professora e revela que sofreu assédio.

"Quem nunca (sofreu assédio)? Quando sofria um tipo de cantada, cheguei a brigar, dar lição, parar, responder. Mas existem vários tipos de assédio, desde uma cantada invasiva até uma situação que deixa a gente invadida", desabafa a capixaba. "O primeiro sentimento que vem é o de invasão, de te tirar o lugar de conforto, de bem estar consigo mesma, e você se sente invadida por um toque ou o que seja, que não é bem-vindo. A primeira resposta é enrijecer. A gente sempre fala: 'Se fosse comigo, seria diferente'. Mas na hora fica sem reação", completa.

No caso da personagem, Verena se fecha por completo. "Eu cheguei a conversar com uma terapeuta especializada em tratar jovens e adolescentes vítimas de assédio e descobri que esse é o comportamento comum que acontece com pessoas que passam por essa horrível situação. O ideal seria que contasse com/para os pais e que tivesse acompanhamento psicológico, mas nem sempre acontece. Ninguém espera ser assediada", afirma.

QUEM FOI?

Nos próximos capítulos, Verena será perseguida por um carro e ainda receberá uma mensagem ameaçadora. Quando a atriz é questionada se as duas sequências têm a ver com o assédio sofrido, ela desconversa. "Não deixa claro, fica no ar. Pode ser que sim, mas pode ser algo totalmente diferente", despista. "Os fãs da novela podem esperar muito suspense e emoção. Será que foi algum professor, Hugo (Leonardo Bittencourt), um treinador? O que de fato aconteceu? Enfim, aguardem os próximos capítulos", provoca, aos risos.

Você pode gostar
Comentários