José Luis Villamarim, diretor artístico da supersérie, diante do fictício Lajedo dos Anjos

 - Gabriel Sobreira / Agência O Dia
José Luis Villamarim, diretor artístico da supersérie, diante do fictício Lajedo dos Anjos Gabriel Sobreira / Agência O Dia
Por Gabriel Sobreira

Cabaceira - Um hotel fazenda no município de Cabaceiras, no meio do sertão paraibano, foi o palco, na noite de segunda-feira, da festa de lançamento da supersérie ‘Onde Nascem Os Fortes’, que estreia dia 23, na Globo. Atores, diretores, produção e jornalistas assistiram ao clipe exclusivo para a ocasião. “Impossível não se emocionar”, confessa, entre lágrimas, a atriz Patrícia Pillar.

“É uma imersão no universo que queremos retratar. São 150 pessoas que estão trabalhando desde outubro do ano passado, alguns indo e voltando e outros ficando aqui direto. Temos preocupação de sair das histórias urbanas. Agora viemos com uma trama que dialoga com mineração e o sertão árido também”, diz George Moura, autor da supersérie com Sérgio Goldenberg, mais cedo durante uma visita à uma fábrica de bentonita - argila usada na indústria petrolífera, medicamentos, cimento, cosmético e até areia higiênica de gatos. A indústria na história será de propriedade de Pedro Gouveia (Alexandre Nero), o todo poderoso da fictícia cidade chamada Sertão.

Na rota de visitação, jornalistas convidados pela emissora conheceram o Lajedo do Pai Matheus, que na história será chamado de Lajedo dos Anjos, onde fica o líder religioso Samir (Irandhir Santos). “Em algum momento da sua vida, Samir prometeu nunca mais descer do lajedo. Mas ele é impelido a isso, conforme as situações são apresentadas na história”, afirma Santos.

O espaço turístico ganhou um cenário que simboliza uma tenda para os cultos de Samir. A estrutura é toda feita de tubo PVC, e pintada como se fosse pau do mato - muito utilizado para cercas no sertão paraibano. “Utilizamos 40 km de tubo PVC para montar o cenário”, conta André Cruz, da equipe técnica. “Foram 45 dias para montar a estrutura e, quando choveu, boa parte foi destruída e tivemos que remontar 80% em 14 dias”, conta Dias.

Na trama, os gêmeos Maria (Alice Wegmann) e Nonato (Marco Pigossi) partem de Recife para a fictícia Sertão, cidade natal da mãe da dupla, Cássia (Patricia Pillar), na busca de trilhas de mountain bike. Em um bar à noite, Nonato flerta com Joana (Maeve Jinkings), que vem a ser amante de Pedro Gouveia (Alexandre Nero), que vai tirar satisfação com o rapaz. Os dois brigam, capangas de Gouveia se envolvem e todos vão para fora do bar e espancam Nonato, que desaparece sem deixar rastro.

Maria fica sem notícias do irmão. Em meio à sua saga atrás dele, a garota avisa a mãe que está em Sertão, lugar onde Cássia não pisava há mais de 20 anos.

“Ela tem uma história com aquele lugar que a assombra. Mais cedo ou mais tarde ela teria que resolver essa questão. Os episódios com os filhos e as circunstâncias que se apresentam nesse retorno a levam a esse enfrentamento”, diz Patricia.

Para complicar, Cássia se vê impelida a lidar com o desejo por Pedro Gouveia, suspeito do sumiço do filho dela, e Ramiro (Fábio Assunção), um juiz de caráter duvidoso, que oferece apoio em um momento de tanto desespero. “Existe uma tensão que persiste entre os três, que vai se definindo ao longo dos episódios”, afirma a atriz.

Você pode gostar