Luzia/Ariella (Giovanna Antonelli) - Paulo Belote/TV Globo
Luzia/Ariella (Giovanna Antonelli)Paulo Belote/TV Globo
Por Gabriel Sobreira

Rio - Quem nunca errou que atire a primeira pedra. Em ‘Segundo Sol’, da Globo, a marisqueira Luzia (Giovanna Antonelli) foi acusada de um crime que não cometeu. Em vez de tentar provar sua inocência, ela opta por fugir do país e deixar seus filhos. “Ela não abandona os filhos, tem que fugir, ou foge ou fica presa. Não foi uma opção para ela”, defende com unhas e dentes Giovanna Antonelli. “A gente erra com a melhor das intenções, e o aprendizado faz parte da nossa trajetória. Não tem ninguém perfeito. Às vezes, o meu erro pode ser um acerto para o outro. É uma variável sempre a nossa vida”, filosofa.

SEGUNDA CHANCE

Como o mote principal da novela das 21h é falar sobre segunda chance, Giovanna conta que toda semana tem uma oportunidade de melhorar. “De ser melhor comigo principalmente, na minha casa, com meus filhos, no meu trabalho. Quantas vezes a gente não está recomeçando, sendo Fênix? Vindo lá de baixo, do poço inter namente? Se reconstruindo, se reprogramando, resetando o HD. É fundamental”, destaca.

“Passei por vários momentos de frustração, de desgaste, de decepção, como um ser humano normal. Acho que todos têm segunda chance, mas será que todos tentam?”, questiona. “Todos merecem. Resta saber o que você faz com a sua segunda chance, de que forma você a aproveita ela. Quando temos uma segunda chance, temos que aproveitá-la mais do que a primeira. Aproveitar muito e fazer de verdade”, ensina.

SEM CONSELHOS

Mas a atriz não encara isso como conselho. Na realidade, muito pelo contrário. “Sou péssima de conselho. Odeio me meter na vida dos outros. Nunca me meti na vida de amigo. Eu falo: ‘oh, faça o que seu coração mandar’. Minha mãe me ensinou isso desde pequena. Ela diz: ‘minha filha, não me meto, faça o que seu coração mandar’. Acho que é a forma mais correta”, resume.

Luzia/Ariella (Giovanna Antonelli) e Beto/Miguel (Emilio Dantas) - João Cotta/TV Globo

REVIRAVOLTAS

O fato é que, desde que voltou para o Brasil, Luzia, que adotou o nome de Ariella e trabalha como DJ, tem ocultado o laço materno sempre que encontra seus filhos Ícaro (Chay Suede), Manuela (Luisa Arraes) e Valentim (Danilo Mesquita) — deste, ela nem desconfia que é mãe, já que ainda bebê ele foi roubado por Karola (Deborah Secco). Inicialmente, Luzia/Ariella quer ganhar a confiança dos herdeiros. Nesse meio tempo, ela reencontra Beto/Miguel (Emilio Dantas) e reata com o amado, é acusada da morte de Remy (Vladimir Brichta), leva uma paulada na cabeça da rival Karola e fica entre a vida e a morte. Ufa! “Ela sofre, mas não é sofrida”, argumenta Giovanna.

EMPRESÁRIA

Quem tem uma vida corrida assim é a própria intérprete. Além da carreira de atriz, ela é uma voraz empresária e administra 13 clínicas Giolaser em todo o país. Recentemente, a companhia se fundiu à Sorridents, rede de franquias odontológicas. “Vamos expandir até o fim do ano. Queremos triplicar a nossa rede. Tem lançamento de bolsas, esmaltes, óculos, chinelo, suco. Tenho vários projetos para este ano. Tenho filme, novela, tudo ao mesmo tempo. Sou mãe, dona de casa, estou (com casa) em obra, vou fazer uma mudança, mas está tudo maravilhoso, tranquilo, calmo, meditando sempre e pensando positivo”, conta, aos risos.

PRÁTICA

Como faz para dar conta de tudo isso? “Paixão. Sou apaixonada pela vida, trabalho, por tudo que eu faço, meus amigos, gente, família”, divaga. Mas não é só isso. Giovanna Antonelli é do tipo de mulher prá- tica. “Pulo corda resolvendo coisas ao telefone, corro passando Whatsapp, falo com meu filho enquanto faço agachamento. Eu otimizo o meu tempo”, entrega ela, com humor. O momento em que para mesmo é quando dorme. “E durmo muito bem, não tenho insônia quando deito numa cama. Posso dormir sentada, em pé. Quando tenho sono, eu durmo bonitinho. Não tomo nem remédio”, confessa.

Manu (Luisa Arraes) e Luzia (Giovanna Antonelli): mãe e filha vão trabalhar juntas em 'Segundo Sol' - Vitor Pollak/Globo

LEOA

Aos 42 anos, a atriz carioca diz que não gosta de se colocar no lugar da personagem e refletir o que faria se fosse ela. “A gente nunca sabe o que leva as pessoas a fazerem certas coisas. Esse negócio de julgamento, me colocar em outro lugar, nunca me sinto nesse direito”, justifica. Quando questionada se se afastaria dos filhos, Giovanna nem considera. “Nossa, não posso nem pensar numa coisa dessas. Nem vivo com essa realidade. Trabalho com a cabeça e o foco no positivo. Isso desestrutura um ser humano, talvez a vida perca o sentido”, pondera ela, que é mãe de Pietro, de 13 anos, do seu relacionamento com o ator Murilo Benício, e das gêmeas Antônia e Sophia, de 7 anos, do atual casamento com o diretor Leonardo Nogueira.

MIDAS

Como virou tradição, os acessórios que a personagem de Giovanna Antonelli usa viram hit fora da TV. E na atual novela não faltarão sugestões. “Gosto quando os personagens chegam na (rua) 25 de Março e na Saara. É o que me deixa mais feliz. Ali é a boca do povo, e a voz do povo é a voz de Deus”, profetiza ela, que sempre está em contato com a figurinista Helena Gastal. “Deixo a Heleninha ‘louca’, mas ela já trabalhou tanto comigo e está acostumada”, diz, aos risos.  

Você pode gostar