Carioca - Reprodução
CariocaReprodução
Por *Gabriel Thomaz

Rio - Copa do Mundo é época de celebração. O futebol fica na boca do povo durante um mês, o país para para acompanhar as partidas da seleção brasileira e o jornalismo esportivo vive seu momento de auge, certo? Não para o narrador Cascadura Junior, interpretado pelo humorista Márvio Lúcio, também conhecido como Carioca. Escalado para transmitir de maneira peculiar jogos menos badalados do Mundial, o personagem vem fazendo sucesso no programa 'Central da Copa', comandado por Tiago Leifert.

"O Cascadura é um apanhado de tudo que envolve transmissão de futebol. Misturo TV a cabo, TV aberta e rádio. Tento colocar todas essas referências dentro de um único personagem", explica Carioca, que também revelou ter mudado sua rotina para dar vida ao papel. "Durante esse período da Copa, minha vida mudou um pouco. Estou ficando aqui no Rio e só saio para tocar projetos pessoais, coisas que já estavam marcadas anteriormente. Além disso, tô assistindo muitas partidas. O papel do Cascadura pede que eu veja muitos jogos, especialmente os ruins. E teve muito jogo estranho nesse Mundial, com países como Japão, Marrocos e Coréia", se diverte.

Trabalhando pela primeira vez na Globo, Carioca ficará, a princípio, apenas até o final da Copa. Apesar disso, o humorista afirma que a adaptação à estrutura do canal foi rápida.

"Fui chamado para um teste, gostaram, e aqui estou. A experiência está sendo maravilhosa. O clima é excelente, as pessoas são sensacionais, e a estrutura é impressionante. Tô gostando muito desse momento da minha carreira", conta.

Carioca - Reprodução

Parcerias de sucesso

O entrosamento entre Carioca e o comentarista Caio Ribeiro durante o 'Central da Copa' vem de longe. Segundo o humorista, a amizade de quase 15 anos ajudou na hora de dividir a cena em frente às câmeras.

"Conheço o Caio há muito tempo, e ele é uma pessoa espetacular. Durante a nossa primeira gravação, ele me disse que eu poderia zoar à vontade. Acho que, se tivesse que escolher o ser humano mais legal que eu conheci na minha vida, seria o Caio Ribeiro. É fora de série. Caio Ribeiro para presidente!", brinca o humorista, que também elogiou o talento do apresentador Tiago Leifert.

"O Tiago é muito inteligente, articulado e rápido. É muito fácil trabalhar com ele, estou aprendendo muito. Acho que, pela experiência dele no jornalismo, ele absorveu todo esse jogo de cintura", avalia.

Carioca - fotos Reprodução

Vida que segue

Carioca ganhou popularidade com suas imitações no 'Pânico', que foi exibido pela RedeTV! e pela Band. Para ele, a atração "fez história na TV brasileira", e a saída do programa das telinhas encerrou um ciclo.

"Acho que foi algo natural. É muito difícil você manter um grupo por um tempo tão grande. Cada um vai para o seu lado, entram novos integrantes, e você sente saudade de quem não está mais lá. Acaba batendo um desânimo, sabe? Acredito que as coisas têm seu tempo", reflete.

O humorista também não sente diferença entre o humor praticado atualmente, na Globo, para o que era feito por ele no antigo programa. "Acredito que seja a mesma coisa, só que agora temos uma estrutura muito grande. Acho que uma coisa que levava diversão no 'Pânico' era a precariedade das coisas. Aqui é tudo muito gigantesco", analisa.

Paixão por Criar

Mesmo trabalhando na Globo, Carioca não se vê no auge da carreira. Para o humorista, o grande desafio de sua carreira é nunca se manter na zona de conforto.

"Não gosto muito dessa palavra (auge). São 20 anos querendo sempre evoluir. Não gosto, por exemplo, de ficar muito tempo com um personagem. Quando me acostumo àquela figura, vejo que é hora de mudar", constata. "Meu sonho é sempre criar algo novo, personagens inéditos, trabalhar fazendo coisas novas e nunca estar parado. É só me chamar que eu vou", diz.

 *Estagiário sob supervisão de Paulo Moreira

Você pode gostar
Comentários