Os finalistas Iara Cavalcanti e Luiz Toledo entre o chef Buddy Valastro, apresentador do 'Batalha dos Confeiteiros' - Antonio Chahestian/Record TV
Os finalistas Iara Cavalcanti e Luiz Toledo entre o chef Buddy Valastro, apresentador do 'Batalha dos Confeiteiros'Antonio Chahestian/Record TV
Por *BARBARA SARYNE

Rio - A terceira temporada da 'Batalha dos Confeiteiros' acaba hoje, às 22h30, na Record. Iara Cavalcanti e Luiz Toledo disputam uma vaga de emprego na Carlo's Bakery, a loja de Buddy Valastro, e estão com o coração a mil esperando a decisão do apresentador. A ansiedade, que já é comum em uma final de reality, ficou ainda mais forte depois de a emissora ter gravado duas versões da final, uma com cada campeão, para evitar o vazamento do resultado, segundo o colunista Flávio Ricco, do DIA.

Durante toda a exibição do programa, Iara e Luiz tiveram um bom desempenho. A aracajuense se destacou pelo poder de liderança, enquanto Luiz mostrou equilíbrio emocional e optou pelo silêncio em vários momentos da competição. "Agora, cabe ao Buddy escolher qual perfil mais se adequa ao que ele está buscando", afirma Luiz, esbanjando confiança.

O paulistano é formado em arquitetura e trabalha há 20 anos no ramo da confeitaria. Segundo ele, seu diferencial está em ser eclético e não se prender a nenhuma técnica específica enquanto prepara bolos decorados. Além disso, Luiz acredita que conseguiu ajudar outros participantes a mostrarem o melhor de si em cada projeto do programa, o que faz parte da filosofia do Cake Boss.

Para Iara, que também tem a formação de designer, o que mostra que ela merece vencer é o fato de saber ouvir e trabalhar em harmonia durante todo o processo de elaboração de uma guloseima. A confeiteira é especialista em modelagem e flores de açúcar, e acredita que essa experiência a fez crescer muito como ser humano. "A vitória é individual, mas o trabalho na Carlo's Bakery é em família", exalta.

REPERCUSSÃO

Embora os dois finalistas tenham conquistado o público, Iara ficou mais na "boca do povo", já que foi parar três vezes na berlinda e, em todas elas, chorou ao pensar que deixaria o programa antes da final. Nas redes sociais, muitos criaram simpatia pelo jeito meigo da confeiteira, mas há quem acredite que ela forçou a barra quando implorou por uma segunda chance. A moça, no entanto, afirma que viveu o programa intensamente e sabe lidar bem com as críticas.

"Desde o primeiro episódio busco responder todos que mandam mensagem ou me citam. Não vejo minha permanência no programa reduzida ao choro, sei que desenvolvo um ótimo trabalho porque tive uma sucessão de vitórias em desafios, fui indicada como elo mais forte em todas as provas e tive minha liderança elogiada pelos colegas que trabalharam comigo, pelo chefe Buddy e até sua mulher", defende ela, que não se arrepende de nada que fez no reality.

Luiz já acredita que demonstrou saber deixar de lado as questões emocionais e pessoais na cozinha. Ele diz que entendeu, a partir dessa oportunidade, que o céu é o limite. "Percebi que consigo fazer muito mais do que eu imagino, pois trabalhar pressionado, com pessoas que você não conhece e com histórias de vida e personalidades tão diferentes, é a receita para o fracasso", explica.

A decisão de Buddy, no entanto, ainda é um mistério, mas não dá para negar que Iara e Luiz estão preparados para usar a dólmã branca. Já tem gente pedindo, inclusive, para o confeiteiro abrir uma exceção e contratar os dois finalistas. Diante de tanta pressão, o apresentador certamente ficaria mais tranquilo fazendo bolos. 

*Correspondente em São Paulo

Você pode gostar
Comentários