Mais Lidas

Saiba como foi feita a cena da tormenta na novela bíblica da Record

Para chegar ao efeito que será visto hoje à noite, foi necessário um mês de planejamento e dois dias de gravações

Por Gabriel Sobreira

Bastidor de tempestade envolvendo apóstolos e Jesus
Bastidor de tempestade envolvendo apóstolos e Jesus -

Rio - Foi preciso crirar uma piscina de 3,40 metros de profundidade medindo 8 m x 8 m exclusivamente para gravar as cenas de tempestade que será enfrentada pelo Messias (Dudu Azevedo), em 'Jesus', que vai ao ar hoje, na Record TV. A sequência foi feita no próprio complexo de gravação da Casablanca, em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio. Para chegar ao efeito que será visto hoje à noite, foi necessário um mês de planejamento e dois dias de gravações.

COMO FOI FEITO

Duas rampas que faziam queda d'água foram criadas para produzir as ondas da tempestade. Em cada rampa foram utilizados cerca de 8 mil litros d'água. Um total de aproximadamente 130 mil litros d'água, que eram reaproveitados em um sistema que fazia a água circular, a fim de evitar o desperdício.

"Tivemos alguns desafios na parte técnica da gravação desta cena da tempestade. Primeiro, era produzir ondas frequentes. O segundo era fazer com que os barcos balançassem sem ter um mecanismo próprio para isso", conta Wilson Aquino, produtor de efeitos especiais da Casablanca.

SOLUÇÕES

Para solucionar essas necessidades, a saída foi desenvolver sistemas simples que se adequavam às duas situações. "Uma era um sistema de elástico e tensores, que era preso na parte inferior dos barcos, somado a frequência de balanço da água por uma máquina acoplada a tambores que produzia esse resultado que esperamos, com segurança para o elenco. A outra era produzir grandes ondas que atingissem o elenco sem tirá-los do barco. Então, construímos duas rampas de ondas", explica Aquino.

CONCENTRAÇÃO

Para o ator Gustavo Rodrigues, que interpreta o apóstolo Tomé, a gravação dessa sequência foi gratificante. "A produção foi muito cuidadosa no sentido de imprimir grande realidade na sequência, que promete arrebatar a audiência. Com ondas, chuva, raios, tudo contribuiu para a entrega dos atores e o resultado magnífico que em breve veremos no ar", torce. Rodrigues diz que as cenas foram gravadas até altas horas da madrugada. "E exigiram muita concentração dos atores e equipe técnica para que tudo saísse conforme o planejado e ninguém se machucasse", lembra.

A TRAMA

No folhetim de Paula Richard, Jesus e seus apóstolos seguem em alto-mar para a região de Gerasa. Enquanto o Messias dorme, os discípulos se apavoram com a aproximação de uma forte tempestade. Os apóstolos acordam Jesus, que fica decepcionado com a falta de fé dos seguidores. Ele se levanta e ordena que o vento e as águas se acalmem, e a tempestade passa. Todos os apóstolos ficam impressionados com mais um milagre feito pelo Filho de Deus.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Bastidor de tempestade envolvendo apóstolos e Jesus Blad Meneghel/Record TV
Jesus enfrenta uma forte tempestade em alto-mar ao lado dos apóstolos na novela 'Jesus', da Record FOTOS Blad Meneghel / Record TV
Bastidores da tempestade envolvendo Jesus e apóstolos Blad Meneghel/Record TV
Bastidores da cena da tempestade, que vai ao ar hoje, na Record Blad Meneghel/Record TV

Comentários