Hora da decisão: Tais Araujo, Tiago Abravanel e finalistas do 'Popstar'
 - Victor Pollak/TV Globo
Hora da decisão: Tais Araujo, Tiago Abravanel e finalistas do 'Popstar' Victor Pollak/TV Globo
Por Gabriel Sobreira

Rio - A final do 'Popstar', da Globo, é hoje! Falta bem pouco para conhecermos quem vai ser o(a) grande vencedor(a) da batalha e que vai levar o prêmio de R$ 250 mil. Renata Capucci, Jeniffer Nascimento, Malu Rodrigues, João Côrtes, Mouhamed Harfouch ou Sergio Guizé? "Foi uma surpresa maravilhosa essa ida à final, já que sou claramente a única participante fora do showbiz ali. Me senti lisonjeada de ter sido escolhida pelo público", diz a jornalista Renata Capucci.

DINÂMICA

O programa de hoje será dividido em três fases. Na primeira, os seis finalistas se apresentam. Os quatro com as maiores notas passam para a segunda etapa. Nesta, depois de cantarem, apenas dois seguem para a última fase. O(a) competidor(a) com maior pontuação vence o programa. "A primeira (música) será uma brasileira que me traz felicidade, me anima muito. A segunda e a terceira são americanas, no estilo soul e R&B, gêneros que amo cantar e que fazem parte da minha história de alguma maneira. Uma é bem popular, e a outra eu canto desde pequeno. Todas ocupam um lugar muito especial na minha vida", conta João Côrtes.

Sergio Guizé diz que vai optar pelo "bom e velho rock'n'roll" em versões do Tio Che (banda de que ele faz parte). "Depois do programa, continuaremos fazendo shows e compondo músicas com a banda. Estou aprendendo muito com o 'Popstar': a interação com o palco, a plateia, o público de casa. Tudo é um desafio muito instigante", conta.

O colega dele Mouhamed Harfouch diz que é uma honra estar na final, sobretudo pela qualidade dos competidores, e porque nada nesse programa foi fácil para o ator. "Comecei na parte baixa da tabela. Fui pra repescagem, quase fui eliminado. Fui apresentação atrás de apresentação tentando entregar o meu melhor, que é a minha verdade, minha paixão pela música. Fui aprendendo nessa caminhada a cada vez mais escutar o meu corpo, o meu coração, e essa criança que tenho dentro de mim", confessa.

APRENDIZADO

Quem também não vê logo a hora de subir ao palco é a atriz Jeniffer Nascimento. O sonho dela era participar do 'Popstar', então dá para imaginar como ela se sente por estar na grande final. "O 'Popstar' me ensinou quem é a Jeniffer no palco, e isso é justamente o que eu queria saber", conta ela, que tem adorado o retorno do público.

"As pessoas me param nas ruas. Minha família sai com camisa de torcida e eles são parados nas ruas pelas pessoas falando que também estão torcendo por mim", derrete-se Jeniffer.

Como a final tem três etapas, as escolhas da artista foram bem precisas. "Tem uma (música) em especial que é a música da minha vida, e eu queria muito estar na final para poder cantá-la, de uma diva internacional", adianta.

TIMIDEZ

Para Malu Rodrigues, a entrada dela no programa foi porque a atriz queria que as pessoas conhecessem mais o trabalho dela. "E me joguei, cantando como eu mesma, sem um personagem. Foi um amadurecimento participar do programa, que me trouxe autoconfiança e me fez entender que a minha timidez não é um problema", destaca Malu.

Renata Capucci diz que, por causa da profissão dela, não teme o desconhecido e por isso não titubeou na hora de entrar para o 'Popstar'. "Aprendi tanta coisa. Me arrisquei a pisar num palco e no início era como me jogar de um precipício sem paraquedas", explica ela. "Nunca tinha feito aulas de canto, não sabia nada sobre tons, técnicas vocais, voz de peito, voz de cabeça. Foi um aprendizado gigantesco e me sinto hoje muito mais preparada para cantar, dentro das minhas possibilidades e limitações, e para entrevistar qualquer músico ou cantor. Vou levar esse aprendizado para a vida", avisa.

NERVOSISMO

E como fazer para driblar o nervosismo nessa última etapa? "Essa é uma questão muito difícil (risos). Já estou muito nervoso e não sei como vai estar meu coração na final. A ansiedade e o nervosismo estão a mil, todas as emoções à flor da pele. A final vai ser a cereja do bolo para todas as superações que tive até agora, todos os desafios. Estou ansioso, mas encaro como desafio, e desafio é a minha energia", conta Côrtes. Considerado um dos favoritos ao título, ele diz que não pensa muito nisso. "Cada vez mais eu canto e me apresento pensando em dar a melhor versão de mim mesmo, em fazer a melhor performance possível, em passar o máximo da minha alma, coração e verdade. Foco na minha apresentação, em fazer o meu melhor, e isso já me abastece", afirma.

Para Harfouch, o nervosismo é como um leão dentro dele, com o qual precisa aprender a conviver. "Não quero driblar esse leão. Hoje em dia, acho que ele joga comigo, a meu favor. Tenho mais prazer que nervosismo", atesta. Por que você merece vencer? "Eu não ouso dizer que eu mereça vencer. Quem tem que responder isso é o público. Não entrei nessa competição para ganhar, entrei para aprender. Então, já me considero tão vencedor que não tenho como justificar porque deveria vencer", garante.

MACETES

Quem não lida bem com a ansiedade é Jeniffer Nascimento, mas a atriz já tem os macetes dela para poder driblar qualquer contratempo. "Fico muito nervosa, não durmo direito, quando durmo sonho com o repertório. Tento controlar muito o meu psicológico, porque a ansiedade e a expectativa são tão grandes que eu tenho que parar e dar uma respirada para eu não me sabotar. Medito, oro, faço auriculoterapia, tudo o que posso para me equilibrar", ensina ela, também uma das favoritas ao prêmio. "Eu não consigo ver um favoritismo. Tem muita gente competente e talentosa nessa final, muita torcida. Não me vejo nesse lugar de favorita, não", esclarece.

FEEDBACK

Já Renata tem se surpreendido com o retorno do público. "O público está acostumado a me ver séria, dando notícias. Agora me vê cantando, com roupas e cabelos diferentes, me divertindo a valer, e gosta de descobrir a pessoa descontraída por trás da jornalista", conta. A repórter lembra uma situação engraçada durante a cobertura das eleições, quando ela acompanhava o corpo a corpo de um candidato. "Em um momento, fui notada pelo povo e pelos próprios correligionários e acabei atrapalhando a caminhada do candidato, mas a abordagem é sempre muito carinhosa, e eu sou muito agradecida".

Sobre as três músicas que Renata apresentará hoje, uma delas é um dos principais temas do filme da vida da profissional, a outra é um hino de Vinicius de Moraes e Tom Jobim. "E a terceira foi um pedido do marido, uma música do grupo que ele mais ama e superconhecida. A ordem ainda não sei", conta ela.

PRÊMIO

Em relação ao prêmio de R$ 250 mil, os competidores têm seus planos. João Côrtes diz que, mesmo não pensando muito sobre isso, acha que vai viajar. "E usar também para investir na minha carreira, em projetos musicais, em um disco. Em uma peça teatral. E também em filme", conta. Jeniffer Nascimento também já sabe o que faria com a grana. "Eu terminaria de pagar o apartamento dos meus pais, que eles colocaram à venda. E daria entrada em uma casa para mim", torce. "Vou tirar férias com a família e guardar a maior parte", planeja Renata.

 

Você pode gostar
Comentários