'A Dona do Pedaço': veja os recursos utilizados para alavancar a audiência da trama

Tapa na cara, assassinato, bebês trocados na maternidade: "A Dona do Pedaço" usa todos os clichês e faz de tudo para alavancar a audiência

Por iG

'A Dona do Pedaço'
'A Dona do Pedaço' -
São Paulo - Algumas cenas de novelas se tornam tão icônicas que não saem mais da cabeça dos fãs. Romances, suspense, mortes trágicas e até quebra pau podem entrar para a história da TV, garantindo um momento inesquecível nas novelas. E o autor de “A Dona do Pedaço”, Walcyr Carrasco, sabe bem disso.

Com uma audiência que veio ruim de “O Sétimo Guardião”, o autor na novela das 21h tem usado alguns truques para garantir o bom ibope de “ A Dona do Pedaço ”. O principal deles, e que teve o efeito esperado, foi a cena do tiro de Maria da Paz ( Juliana Paes ) em Régis (Reynaldo Gianecchini).

O capítulo após o tiro bateu os 44 pontos e elevou a média semanal do folhetim. Antes disso, porém, Carrasco já tinha usado o famoso “estapeamento” para tentar bombar o folhetim, mas sem o mesmo resultado. Confira outros truques usados na novela para melhorar a audiência:

Tiro
'A Dona do Pedaço' - Reprodução TV
O tiro foi, de fato, certeiro. A repercussão foi grande e rendeu um aumento na média de audiência. Ao descobrir do romance do marido Régis com a filha Jô ( Agatha Moreira ), Maria atira no companheiro, que vai parar no hospital. O momento foi promovido com intensidade pela Globo, e a cena encerrou o capítulo de sábado, aumentando a expectativa para segunda-feira.

Porrada 
'A Dona do Pedaço' - Reprodução TV
Porrada é o que não falta na novela. Um núcleo dedicado a lutadores de boxe poderia ser suficiente para suprir essa cota, mas o autor se inclinou para a famosa briga “de mulher com mulher”. Deu certo em folhetins passados como “Celebridade” e “Avenida Brasil”, e foi a aposta mais certeira. Embora não tenha repercutido tanto quanto o tiro, foi a primeira vez que a novela superou os 40 pontos.

Casal vai-não-vai 
'A Dona do Pedaço' - Reprodução TV
Essa é outra clássica das novelas, que aqui foi usada de forma “polêmica”: um homem e uma transexual. Britney (Glamour Garcia) e Abel (Pedro Carvalho) passaram meses ensaiando um romance, enquanto ele não sabia que a loira era trans. Quando finalmente ela jogou a real, foi mal tratada e abandonada por ele. Até agora a relação não progrediu, e essa enrolação deve seguir por toda a trama.

Chiclete (Sérgio Guizé) e Vivi (Paolla Oliveira) também tem um romance iô-iô, mas com um agravante: ele foi contratado para matá-la. Agora ele já confessou tudo e jogou a real, mas até isso acontecer foram muitas idas e vindas, enquanto ele se apaixonava e tentava cumprir sua missão ao mesmo tempo.
Assassinato 
'A Dona do Pedaço' - Reprodução TV
Nada como uma boa morte para garantir a audiência não? O mistério do “quem matou” é o mais comum, mas Jô tem se saído uma grande sociopata, capaz de fazer qualquer coisa para....para que mesmo?

A filha de Maria da Paz quer destruir a mãe e ficar com seu dinheiro porque diz que a mãe é cafona. Segue os passos de digital influencers e quer se tornar uma a qualquer custo, mesmo sem ter um pingo de simpatia. E nas horas vagas ela mata as pessoas que cruzam seu caminho.

O primeiro assassinato foi de Jardel (Duio Botta), que ela empurrou na frente de um caminhão. Mas o segundo foi o que mais teve comoção, só não da forma que a novela pretendia. Lucas (Kainan Ferraz) apareceu do nada chantageando Jô e teve um trágico (e vergonhoso) fim. Ela o jogou do alto de um prédio numa cena digna de novelas mexicanas.

Reviravoltas e mistérios
'A Dona do Pedaço' - Reprodução TV
Neste sábado (14) a novela chega a seu 100º capítulo, o que na Globo já virou sinônimo de reviravolta. João Emanuel Carneiro é o rei das reviravoltas, mas mudanças de rumo são comuns, não só para gerar imprevisibilidade, mas também como forma de mudar histórias que não caem bem com o público.

A principal delas em “ A Dona do Pedaço ”, será justamente a entrada de Bruna Hamú como Joana, filha de verdade de Maria da Paz. Com isso, um novo mistério começa: quem trocou o bebê de Paz na maternidade?

Galeria de Fotos

'A Dona do Pedaço' Reprodução TV
'A Dona do Pedaço' Reprodução TV
'A Dona do Pedaço' Reprodução TV
'A Dona do Pedaço' Reprodução TV
'A Dona do Pedaço' Reprodução TV
'A Dona do Pedaço' Reprodução TV

Comentários