Ana Maria Braga fala em ’racismo reverso’ e causa polêmica
Ana Maria Braga fala em ’racismo reverso’ e causa polêmicaReprodução
Por O Dia
Rio - Ana Maria Braga causou polêmica ao falar em "racismo reverso" durante o "Mais Você" desta segunda-feira. A apresentadora exibiu um trecho de uma conversa de Lumena, em que a participante do "BBB 21", fala sobre a branquitude de Carla Diaz, que também está participando do reality show. 
Publicidade
Branquitude é um termo utilizado na luta antirracista. Ele diz respeito ao fato de pessoas brancas serem consideradas o "padrão" da sociedade. Isso causa a elas (pessoas brancas) um privilégio, já que elas não sofrem racismo ou outro tipo de preconceito por conta da cor de sua pele.
O termo não quer dizer que brancos são não tenham traumas e sofrimento, mas sim que eles não sofrem preconceito por conta do tom de sua pele e são privilegiados por isso. Vale lembrar que racismo reverso não existe!
Publicidade
"Não entendi esse negócio de branquitude. A gente tem culpa disso? Está acontecendo aí um reverso. Você tem que votar em alguém, não importa a cor. É um jogo, é feio isso", disse Ana Maria Braga no "Mais Você". 
O repórter Ivo Madoglio concordou com a apresentadora e disse que não pode "haver uma rivalidade entre brancos e negros". "E lembrar que não há um brasileiro 'brasileiro', purinho. Todo mundo por dentro tem a raiz negra", continuou o repórter.
Publicidade
"Tem coisa melhor que a mistura, que dá o mulato, que dá o jambo maravilhoso, que é a maioria do brasileiro. Fazer um preconceito reverso nessa é uma bobagem, é uma pena perder esse tempo", continuou Ana Maria Braga.
O termo mulato também é um termo considerado racista, já que se refere ao animal "mula", que nasce da junção de duas espécies. O IBGE usa os termos "preto" e "pardo" para se referir à população negra no Brasil.
Publicidade