'Antena da Raça – O Filme' recria lado provocador de Glauber RochaDivulgação
"Antena da Raça – O Filme" resgata o ideário e memória de Glauber Rocha questionador e provocador, ao recriar a estética do Programa Abertura, comandado pelo cineasta na TV Tupi entre 1979 e 1980, período da Lei da Anistia. O Abertura foi uma experiência vanguardista marcante da história da TV no Brasil, quando o país ensaiava, após 21 anos de ditadura militar, os primeiros movimentos de uma gradativa redemocratização.
“Glauber possui algumas premissas básicas em toda a sua obra, independente de suas qualidades artísticas e geniais, sua capacidade de síntese simbólica como método, e temas recorrentes como a luta de classes, essa questão do mundo rico e do mundo pobre, o processo de colonização cultural e autocolonização psíquica. Ele fala muito disso.”, reflete Paloma Rocha.
Neste mês de julho, quando o CINEBRASILTV, de Tereza Trautman, completa 17 anos, Antena da Raça – O Filme (Brasil, 2020) tem sua estreia nacional e a série que originou o filme, de 2016, ganha reprise durante a programação do mês. A série documental em 13 episódios, da cineasta Paloma Rocha, Antena da Raça – a Série (Brasil, 2019) tem a televisão e os meios de comunicação como tema central, valendo-se de releituras políticas e culturais das questões levantadas em 1979 por Glauber Rocha no Programa Abertura. Com uma abordagem ampla dos problemas brasileiros, a série visa investigar e refletir de maneira inventiva, o papel da comunicação na mediação da sociedade, no ano eleitoral de 2018, quando mais uma vez a democracia brasileira é questionada.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.