'Jornal Nacional' foi indicado ao Emmy Internacional de Jornalismo, e matéria da equipe do 'Profissão Repórter' concorre em 'Atualidades'. Já o documentário 'AmarElo - 'É Tudo pra Ontem' disputa na categoria 'Programação Artística', que terá o vencedor anunciado em novembro reprodução
Para Renata Vasconcellos, que apresenta o “Jornal Nacional” ao lado de William Bonner, a indicação ao Emmy Internacional é uma recompensa pelo trabalho bem feito. “Concorrer ao Emmy é o reconhecimento do trabalho sério, comprometido e incansável do nosso jornalismo”, diz a âncora do “JN”.
“E, especialmente neste momento difícil de pandemia, negacionismo e ataques à democracia, estar concorrendo a um prêmio dessa relevância internacional é saber que estamos cumprindo a missão tão relevante do jornalismo profissional”, completa.
Na categoria “Atualidades”, o representante do Brasil é uma matéria da equipe do “Profissão Repórter”, que foi exibida no “Fantástico”. Caco Barcellos e Danielle Zampollo mostraram a rotina dos médicos que atuam no combate à pandemia de coronavírus. A reportagem contou com imagens emocionantes e dramáticas, gravadas pelos próprios profissionais do Hospital Geral de Vila Penteado, em São Paulo, entre o fim de maio e o início de junho deste ano.
Caco Barcellos se alegra por ter tido a oportunidade de mostrar a dura rotina dos profissionais de saúde. “Foi um desafio muito grande fazer esta reportagem. Ver esse reconhecimento é maravilhoso. Principalmente porque este material valoriza principalmente o trabalho dos profissionais de saúde. Uma dedicação que passa pela empatia e o amor às outras pessoas. E ver uma matéria que ilumina este trabalho ser reconhecida nos deixa orgulhosos e felizes”, garante o jornalista. A reportagem de Caco e Danielle Zampollo concorre com representantes do Quênia, da Holanda e do Reino Unido.
Indicações no Entretenimento
Além das indicações de Jornalismo, a Globo também conseguiu quatro indicações no Entretenimento. “Cercados”, produção original Globoplay com roteiro de Caio Cavechini e Eliane Scardovelli, foi indicado na categoria “Documentário”.O filme mostra os desafios da cobertura jornalística da pandemia de covid-19.
“Amor de Mãe”, de Manuela Dias, concorre na categoria “Novela”. A trama estreou na TV Globo em novembro de 2019, mas foi interrompida em março de 2020 por causa da pandemia. A novela retornou à programação em março de 2021, incorporando a covid-19 ao enredo.
A série “Diário de um Confinado”, que faz uma crônica ao dia a dia de um homem trancado em seu apartamento durante o isolamento social, concorre na categoria “Série de Curta Duração”. A produção foi criada e realizada pela diretora artística Joana Jabace e pelo ator Bruno Mazzeo, que são casados. Rosana Ferrão, Leonardo Lanna e Verônica Debom também escreveram a primeira temporada, que foi toda gravada na casa de Mazzeo.
Na categoria “Filmes e Séries para TV”, a Globo concorre com o original Globoplay “Todas as Mulheres do Mundo”, que em cada episódio narra uma história de amor vivida por Paulo (Emílio Dantas) com uma mulher diferente. A produção é uma homenagem a obra do dramaturgo Domingos Oliveira.
O “The Voice Kids” também concorre na categoria “Factual e Entretenimento” do Emmy Kids Internacional.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.