Glória Perez critica obras 100% gravadas: ’Não é novela’Reprodução

Rio - A autora Glória Perez, de 73 anos, participou de uma live com o jornalista Luis Erlanger e falou sobre o formato de novelas como "Nos Tempos do Imperador", que vão ao ar 100% gravadas. A escritora acredita que esse modelo, que surgiu por conta da pandemia de covid-19, não deve permanecer. 
"Eu acho que novela fechada não é mais novela. A característica básica é ser obra aberta, esse grande diálogo com o público. Se você tirar isso, não é mais novela. Eu acredito que isso foi por causa do vírus (covid-19) e é compreensível que tenha mudado, mas não acredito que isso permaneça", disse. 
"O grande fascínio da novela é esse jogo de cintura que você tem que ter para ir percebendo se você está sendo compreendido. Não é que você vai mudar a novela, mas há a oportunidade de mudar a maneira de dizer, a maneira de contar. Isso é o grande barato da novela", completou. 
A autora ainda lamentou ter que escrever toda a trama sem poder mudar nada. "Você escrever 180 capítulos sem poder mudar nada? Não dá pra voltar pra trás. É muito difícil". 
Atualmente, Glória Perez está trabalhando em "Travessia", trama com título provisório, que deve estrear em 2023 após "Pantanal".