SINTONIA (L to R) JOTTAPE as MC DONI, BRUNA MASCARENHAS as RITA, CHRISTIAN MALHEIROS as NANDO, in episode 5 of SINTONIA. Cr. VANS BUMBEERS/NETFLIX © 2021fotos Vans Bumbeers/NETFLIX

Rio - A vida na periferia de São Paulo ganhou o mundo quando 'Sintonia' estreou em 2019 na Netflix. E, nesta quarta-feira, a série ganha sua segunda temporada e mostra os desdobramentos das decisões tomadas pelo trio de protagonistas. Doni (Jottapê) segue firme em sua carreira de funkeiro. Rita (Bruna Mascarenhas), por sua vez, está ainda mais conectada à igreja. Enquanto isso, Nando (Christian Malheiros) prospera no mundo do crime.


Com personalidades e caminhos tão diferentes, os atores explicam a tal sintonia existente entre seus personagens. "Acho que família é família. A gente pode brigar, cada um seguir seu rumo, mas quando a família é unida, existe amor, a conexão permanece", defende Bruna.

Jottapê faz coro. "É um lance de ideologia. Os três vieram do mesmo lugar, aprenderam as mesmas coisas e como qualquer trabalho, cada um escolhe o que quer fazer da vida. Isso não interfere na amizade deles", reforça o ator.

"E essa é a família que eles escolheram, não é a família que eles nasceram e aconteceu ali. Foi a família que eles escolheram para chamar de família. Então tem um valor simbólico muito maior do que os laços de sangue", completa Christian.

Novo desafio

Com um intervalo de mais de dois anos entre a primeira e segunda temporada, o trio revela as vantagens e desvantagens de ficarem tanto tempo longe dos seus personagens.

"Todo o processo foi bem gostoso. Desafiador, porque entramos no meio da pandemia, então tem todo um peso, um nervosismo. Mas tinha muito tempo que a gente não gravava, ficamos muito tempo em casa. Então, de alguma forma, tudo acabou colaborando", reflete Bruna.

Christian, por sua vez, destaca que os desafios impostos pela pandemia influenciaram, de certa forma, na composição de seu personagem. "Tudo que a gente viveu nesses dois anos parados, esse amadurecimento, a gente acabou levando para cena. E isso ajudou muito. A gente estava com um entendimento maior, com um tempo maior de estudo, e levando as nossas vivências, que não foi fácil para ninguém, para incrementar esses personagens", pondera o ator.

Queridinho

E se a primeira temporada de 'Sintonia' apresentou o trabalho de Jottapê como funkeiro para todo o Brasil, a segunda temporada traz mais destaque para outro ator do trio. Queridinho dos festivais desde o final de 2019, Christian Malheiros tem feito sucesso entre os críticos de cinema.

Depois de participar de 'Sessão de Terapia', de Selton Mello, e de ganhar prêmio com o longa 'Sócrates', Christian voltou aos festivais com o filme '7 Prisioneiros', onde contracenou com Rodrigo Santoro. Para o ator, no entanto, a fama e a repercussão não mudam sua dinâmica em relação ao trabalho que é feito.

"Eu fico feliz e agradeço, mas o meu foco está mesmo na responsabilidade que eu ganho com isso. Eu ganho uma responsabilidade muito maior com o meu trabalho. E esse trabalho que eu tenho feito no cinema tem me proporcionado contar histórias reais. Histórias que, quando você atravessa a rua, você encontra essas pessoas. Então, eu tenho o compromisso de representar essas pessoas. Eu tenho o compromisso com a comunidade negra. Eu tenho compromisso com todas as bandeiras que eu levanto na minha vida. Então, o meu calafrio está mais nesse senso de responsabilidade com o que eu represento hoje para minha família, para os meus amigos, para todas as pessoas que me acompanham, do que essa coisa do nome. Fico feliz, isso ajuda, traz mais trabalho, mas meu calafrio está mais mesmo em ser digno no que eu estou fazendo", destaca Christian.