Caxias trabalha para atingir metas em segurança alimentarDivulgação

Duque de Caxias - A Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Duque de Caxias (CAISAN-DC) se reuniu para avaliar o lançamento do 2º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (2º PLAMSAN) - ocorrido na Câmara Municipal de Duque de Caxias - e o andamento das ações de implantação das suas 41 metas. Na reunião, estiveram presentes representantes do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (DESANS) e FUNDEC, além das secretarias de Agricultura, Esporte e Lazer, Comunicação Social e Assistência Social e Direitos Humanos.
O 2º PLAMSAN, que tem prazo de validade até 2025, apresenta diretrizes, ações, indicadores de monitoramento e 41 metas divididas em três eixos que visam a Segurança Alimentar e Nutricional, além de garantir o direito humano à alimentação adequada aos moradores de Duque de Caxias. Para acompanhar a implantação dessas metas, os membros da CAISAN-DC se dividiram em três grupos, cada um responsável pela análise de um dos eixos do plano. O conteúdo do 2º PLAMSAN está disponibilizado e pode ser baixado na íntegra no site oficial da prefeitura.
O município foi o primeiro do Estado do Rio de Janeiro a instituir a CAISAN-DC, completando, assim, as exigências do Governo Federal para que Duque de Caxias pudesse aderir ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). Através do SISAN, os três níveis de governo (federal, estadual e municipal) podem se articular para elaborar, pôr em prática e verificar o impacto de políticas de segurança alimentar e nutricional.