Duque de Caxias - “Hoje eu tive a oportunidade de aprender muitas coisas. Vi muitos bichinhos! Quero trazer meu pai e minha mãe, no Parque da Taquara, para mostrar a eles o que aprendi com as tias como, por exemplo, que devemos cuidar com muito carinho da natureza”, contou, com entusiasmo, a aluna do 5º ano de escolaridade da E.M Sete de Setembro, Maria Clara dos Santos, de 12 anos, durante a visita à área preservada de Mata Atlântica.
O projeto “Turismo nas Escolas”, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com o apoio das Secretarias de Educação, Meio Ambiente e Proteção Animal, levou os alunos da unidade escolar, situada no bairro São Bento, nesta terça-feira (18), ao Parque Municipal da Taquara. Segundo a subsecretária de Turismo, Lídia Malafaia, o projeto é muito importante para os estudantes de escolas públicas e privadas porque promove o sentimento de pertencimento ao próprio município.
“Através do projeto, as crianças têm a oportunidade de passar aos familiares que na cidade deles tem cultura e turismo”, contou Malafaia.
A guia Aline Quirino conduziu os alunos por uma das trilhas do Parque, onde conheceram um pouco da história do local e a cachoeira Poço da Baleia. Durante a caminhada, os estudantes ainda tiveram uma aula sobre as espécies ameaçadas de extinção e a importância de preservar o meio ambiente.
“Eles gostaram muito. Dessa turminha que levei hoje, apenas dois conheciam o Parque. Ressaltei ainda que eles são semeadores de consciência ambiental”, declarou Quirino.
Já a professora da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias, Luziana Costa da Fonseca, destacou que a aula-passeio permite a criação de novos espaços de aprendizagem.
“O conteúdo apresentado de maneira concreta e também lúdica durante a trilha será trabalhado em sala de aula através de projetos interdisciplinares”, finalizou a docente.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.