Mais Lidas

Sucesso na Carreira: Como apresentar boas ideias ao chefe?

Na alta gerência, onde a necessidade de ouvir é maior, para receber as informações que contribuirão para tomar a melhor decisão, podem existir barreiras quase intransponíveis

Por thiago.antunes

Rio - Muitos líderes têm o discurso de que as portas estão abertas, mas, na prática, não sabem ouvir. Na alta gerência, onde a necessidade de ouvir é maior, para receber as informações que contribuirão para tomar a melhor decisão, podem existir barreiras quase intransponíveis.

A consequência é que os subordinados deixam de expor suas opiniões por medo de serem mal interpretados, sofrerem represálias ou por receio de serem ignorados. Mas se o seu gestor não aprovar sua ideia, não deixe a frustração tomar conta de você.

Ele pode ter informações sobre o trabalho que você não teve acesso. Converse com ele sobre o que sustenta a sua opinião e procure ouvir o que ele sugere para melhorar sua proposta. Veja as dicas para melhorar a sua participação no trabalho.

Pergunta e resposta

“Tive uma ideia que vai gerar economia para a empresa e agradar os clientes. Mas tentei falar com meu gerente e ele não me ouviu. Como posso dar minha sugestão?” Antônia, Vicente de Carvalho

Há uma legião de pessoas com boas ideias que não conseguem um canal para serem ouvidas. E o pior é que as pesquisas mostram que os funcionários vão desistindo e ficando cada vez mais insatisfeitos.

Para abrir caminho para o diálogo, prepare uma apresentação com os dados e números precisos, antes e depois da mudança. Se não houver a possibilidade de acesso ao diretor, você pode levar suas sugestões para algum gerente respeitado, em quem você confie.

Esse gerente poderá servir de “ponte” para futura apresentação aos diretores. Você pode ir construindo uma rede de pessoas de sua confiança que apoiem sua ideia e possam “vendê- la” à diretoria. Estude bem sua proposta, analise pontos fortes e fracos e apresente-a com paixão! E se ela não for aceita, aproveite a conversa para adequar sua sugestão. Se ela não for aceita, faça ajustes e tente em outro momento ou em outra empresa. Não duvide de sua capacidade.

Janaina Ferreira é coach e professora do Ibmec

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia