Por thiago.antunes

Rio - Qualificação é requisito indispensável para uma carreira profissional bem sucedida, mas às vezes o investimento nos estudos pesam no bolso. A boa notícia é que foram abertas ontem as inscrições para os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em algumas unidades da Faetec no Rio.

Os interessados devem se cadastrar pelo site www.pronatec.mec.gov.br/inscricao/.
As oportunidades são oferecidas somente para municípios do estado. No Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Barra Mansa, por exemplo, há vagas de cursos de assistente administrativo e mecânico de máquinas industriais.

Já no CVT Santa Cruz da Serra (Duque de Caxias), o aluno terá aulas de mecânico de máquinas industriais e eletricista industrial. Em Resende, as oportunidades são para eletricista instalador predial de baixa tensão. A unidade Quitungo, em Brás de Pina, o interessado encontra vagas para curso de programador de web.

Na unidade Quitungo há vagas para curso de programador de webDivulgação

No CVT Engenho Novo, os cursos são de eletricista industrial e na Escola Técnica Estadual (ETE) de Saúde Herbert José de Souza (Faetec-Quintino), as vagas são para os cursos de auxiliar de saúde bucal e agente comunitário de saúde.

Para mais informações, o candidato deve entrar em contato com a Diretoria de Desenvolvimento da Educação (DDE) pelos telefones (21) 2332-4106, 2332-4107 ou 2332-4060.

No geral, o Pronatec oferece vagas que são distribuídas em cursos técnicos e profissionalizantes para jovens de baixa renda. No início e no meio do ano letivo são abertas vagas para o Sisutec — programa semelhante ao Sisu, mas voltado ao Ensino Técnico. A forma de concorrer baseada nas notas do Enem. 

Como se inscrever

Ao acessar www.pronatec.mec.gov.br/inscricao/, o aluno é direcionado ao quadro de inscrição para preencher com as informações: estado, município, instituição de ensino e turma em que cursa o Ensino Médio. Aparecerá quadro com opções de cursos para o local que o aluno selecionou.

- Segunda etapa

Após o primeiro passo, o candidato será direcionado a uma página em que terá que cadastrar o CPF, data de nascimento, e-mail, telefone e grau de escolaridade.

- Beneficiários

Os cursos do Pronatec são voltados para estudantes de escola pública, trabalhador ou beneficiário de programas de transferência de renda. Alguns cursos vão começar na segunda- feira. O interessados devem se cadastrar logo.

Você pode gostar