Por thiago.antunes

Rio - O Ministério do Trabalho conseguiu impedir a fraude em 430 pedidos no seguro-desemprego no Rio de Janeiro. A implementação de novo sistema de combate a irregularidades evitou que houvesse o desvio de mais de R$2,9 milhões em pagamentos de benefícios indevidamente no estado. 

As fraudes comprovadas são comunicadas à Polícia Federal. O segurado que tiver o seguro-desemprego bloqueado será comunicado e deverá procurar o ministério. Há casos em que o próprio trabalhador não sabe que seus dados foram usados por fraudadores.

Nogueira informou que o sistema permite acompanhar todo processoEBC

Implementado em dezembro, o sistema detectou 5.257 pedidos fraudados em São Paulo, estado com mais irregularidades. O levantamento leva em conta números contabilizados até a última segunda-feira. Maranhão, com 3.733 casos, e Alagoas, com 2.386 formam o ranking dos três estados com mais fraudes.

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, informou que o sistema permite acompanhar todo o processo entre o pedido e o pagamento feito pela Caixa Econômica Federal. De acordo com Nogueira, a plataforma vai possibilitar economia estimada em até R$ 1,25 bilhão em 2017.

O ministro explicou que a base para o rastreamento das fraudes é o CPF do trabalhador. A medida ajuda a reduzir problemas de duplicidade de matrícula no PIS. A nova ferramenta permitirá que partir do ano que vem, o trabalhador demitido sem justa causa acesse o programa e se cadastre. Ele receberá informações via torpedo, e-mail e telefone sobre a liberação até o saque.

Queda de juros na Caixa

A Caixa anunciou ontem que reduziu os juros do rotativo dos cartões de crédito que, agora, variam de 8% a 11% ao mês, conforme o tipo de cartão do cliente. Antes, os juros iam de 11,15% a 17,12% ao mês.

A queda taxa mensal do rotativo foi de 7,7 pontos percentuais. “A medida contribuirá para a redução da inadimplência e incentivo ao consumo”, informou em nota o banco.

Você pode gostar