Shopping Uptown - Divulgação
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Por LUCIANA BARCELLOS

Rio - A Barra da Tijuca, o paraíso dos shoppings centers, bairro que possui a maior quantidade desse tipo de empreendimento no país e os mais modernos centros de comércio e lazer na cidade, está se rendendo ao perfil popular. Lojas tradicionais da Sociedade de Amigos da Rua da Alfândega e Adjacências, a conhecidíssima Saara, também se tornaram opções para os moradores da região, que com a crise, deixaram de lado os preços altos dos shoppings e buscam produtos mais baratos. O espaço tem atraído moradores de bairros vizinhos como Recreio, Jacarepaguá e Cidade de Deus.

Criado há dois anos, o Shopping Uptown se tornou espécie de Centro Comercial Popular da Barra, com lojas como Caçula, Dimona, Primus, Magazine Total e Feirão Moda Barra, que reúne 200 marcas, algumas direto da fábrica. Consultora de projetos, Heloísa Aguiar, moradora na Barra, é uma das que passou a comprar produtos a preços mais em conta para o filho, João Pedro, 5 anos.

"Vou sempre para comprar material escolar, de festa e fantasias. Além dos artigos mais em conta, a loja daqui é a única que fica aberta até às 21h", comemora.

Há dois anos que a artesã, Raquel Barreto, moradora da Barra há 13, deixou de ir à Saara. "Agora não preciso mais levar mais de duas horas para chegar ao Centro. Sou freguesa desde o início. Vou para comprar material. O espaço é ótimo e tem muitas itens interessantes. O mercado de malhas é sensacional, muito mais barato do que nas lojas conhecidas", conta a artesã, que antes não encontrava nada nos shoppings.

A consultora de comunicação Melissa Wanderley ressalta a praticidade e a possibilidade de encontrar presentes diferentes. "É a Saara da Barra. Você resolve sua vida ali e ganha tempo. E ainda com três vantagens: o espaço, porque é tudo muito maior, o estacionamento e ainda tem o Mercado do Produtor, que é um charme, você faz as compras e relaxa", afirma Melissa.

Comidinhas baratas

O espaço gastronômico já é um point. Fora a diversidade. No Mercado de Produtores, há opções para todos os bolsos, desde os mais caros como os famosos La Plancha e La Parrilla Dell Mercado, quanto os de preços acessíveis, como o Geneal e o Armazém Nordestino, que possui opções como a Alcatra de Sol, com baião de dois, feijão tropeiro, aipim, batata frita e vinagrete por R$32. O prato para quatro pessoas custa R$ 128.

O chef Luís andres Júnior explica que a ideia é lembrar o almoço de domingo com a família, em que as pessoas se reúnem e compartilham a refeição. "O restaurante oferece opções na chapa de grelhados grandes e pequenos que podem ser dividos", afirma.

Loja de bairro cresce 12% em 2016
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Os mercadinhos estão ganhando mais espaço por aqui. Pesquisa feita pela GKF Brasil mostrou que as lojas de bairro tiveram um crescimento de 12% em 2016.
Além da expansão no setor, segundo o IBGE, a população da Barra deve aumentar de 14% para 27% nos próximos 15 anos. Foram os motivos para que Schalom Grimberg decidisse levar o conceito de comércio de rua, que ele conhece muito bem, para a Barra. Grimberg é neto de Janquiel Dawid Korn, um dos criadores da Saara, no Centro.
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"É um espaço com opção de compra consciente e inteligente, com preços justos, mas sem abrir mão da qualidade, do conforto e da segurança", diz Grimberg.
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