Mais Lidas

Aposentadoria pelo sindicato

Acordo do INSS com entidades permite que trabalhador acesse serviços sem ir a posto

Por MARTHA IMENES

Trabalhador tem mais ganhos se usar a regra 85/95 para aposentar
Trabalhador tem mais ganhos se usar a regra 85/95 para aposentar -

Rio - Os trabalhadores prestes a se aposentar terão mais possibilidades de locais para dar entrada no benefício e fugir das filas dos postos do INSS. Além de uma plataforma da Previdência na internet em que poderão ser feitos vários serviços, como pedido de aposentadoria e revisão administrativa, está em andamento um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Sindicato Nacional dos Aposentados no Rio, da Força Sindical, com o INSS que transformará a sede da entidade numa espécie de agência da Previdência. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também negocia para fechar um acordo.

O convênio é igual ao que já foi fechado com o sindicato em São Paulo, que a partir de junho começa atender. A representação da entidade no Rio será a segunda a estar apta a prestar os serviços. "A negociações estão avançadas", garante Rafael Zibelli, coordenador do Sindicato dos Aposentados no Rio.

Além de sindicatos, os acordos de cooperação serão estendidos a grandes empresas e associações. A ideia é desburocratizar o processo para que a concessão dos benefícios saia mais rápido e desafoguem os postos da Previdência.

O INSS Digital, ferramenta da autarquia que irá agilizar todo o processo, será realidade para segurados do Rio e Grande Rio no mês que vem. Com isso, a expectativa do instituto é atenuar a demanda, que hoje conta com 17 mil processos em análise em todo Estado do Rio e antecipar os agendamentos. A informação foi passada ao DIA por Paulo Cirino, da Superintendência Regional II do INSS, que é responsável pelos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Outro acordo que também está em andamento é com a OAB. A partir da assinatura do convênio, os advogados poderão dar entrada nos benefícios previdenciários pelo próprio escritório. Além dia o INSS Digital terá um campo exclusivo para as empresas que firmarem esse convênio com a autarquia. "Nosso objetivo é de que apenas os (segurados) excedentes procurem as agências do INSS", avalia Cirino.

Imóveis vão ser leiloados

Para diminuir os gastos com imóveis fora de uso, o INSS fará leilões públicos de unidades em todo o país. São propriedades não-operacionais do Fundo de Regime Geral de Previdência Social que a instituição recebeu em pagamento de dívidas ou de antigos institutos de previdência.

Localizados em Niterói, casa e prédio comercial serão leiloados pelo instituto no dia 27, às 10h, na Gerência Executiva de Niterói, que fica na Rua Dr. Borman 6, no Centro da cidade.

Pode participar qualquer pessoa física ou jurídica, exceto servidores do INSS. As chaves para vistoria desses imóveis devem ser solicitadas pelos telefones (21) 2621-8333 e 2707-7452.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários