Antonia Rodrigues foi até a agência do INSS da Presidente Vargas para requerer o salário-maternidade -  Maíra Coelho/Agência O Dia
Antonia Rodrigues foi até a agência do INSS da Presidente Vargas para requerer o salário-maternidade Maíra Coelho/Agência O Dia
Por MARTHA IMENES

Rio - Em vez de esperar até quatro meses para serem atendidos, os segurados do INSS vão conseguir agendar os serviços pretendidos em até três dias, a partir da solicitação. A queda no tempo de espera será possível, segundo o instituto, quando o INSS Digital estiver funcionando a todo vapor em agosto, assim que toda demanda reprimida estiver zerada."São 17 mil processos em andamento", revelou o INSS. A expectativa é de que todas as agências do Rio estejam integradas ao novo sistema já a partir de 9 de abril. "Em alguns casos, a agenda será marcada para 24 horas após o pedido do segurado", informou uma fonte da Previdência.

Conforme O DIA antecipou, no Rio e na Região Metropolitana, já estão disponíveis no portal Meu INSS (meu.inss.gov.br) 15 serviços na rede. E todas as principais informações que hoje levam os segurados aos postos do instituto, como contagem de tempo de contribuição, entrada em processos de aposentadoria, pedidos de pensão por morte e o o salário-maternidade, já podem ser resolvidos pela internet, sem sair de casa.

E foi pela rede que Antonia Alzirene Rodrigues, 31 anos, mãe da Maysa, de apenas nove dias, agendou o pedido do salário-maternidade. Moradora de Santa Teresa, ela pegou a relação de documentos na página do instituto na internet, mas como o agendamento pela web estava encaminhando o atendimento para agência da Barra da Tijuca, ela resolveu ligar pela Central 135.

"Com todos os documentos na mão, liguei na quarta-feira e fui atendida na quinta (ontem) na agência Presidente Vargas", diz Antônia, que saiu do posto com o benefício concedido.

Agora, diz Antonia, que é mãe também de Stefany, de 3 anos e meio e Douglas, 10 anos, "vou cuidar das crianças com mais tranquilidade.

 

Tratamento não será diferenciado
Publicidade
De acordo com o INSS, não vai haver diferença nenhuma para o segurado no atendimento. Tanto na agência quanto na internet, ele vai receber um protocolo com a data do agendamento. Pelo Meu INSS poderá acompanhar todo o andamento processual de forma mais rápida.
O atendimento presencial nas agências ficará restrito a perícias médicas e outros serviços que não podem ser feitos de forma eletrônica.
Publicidade
No início da semana, uma novidade anunciada pelo presidente do INSS, Francisco Soares Lopes, foi a criação, até maio, de uma superintendência do INSS para o Rio. Até hoje, o Rio é atendido pelo mesmo órgão que abrange Minas Gerais e Espírito Santo.
Você pode gostar
Comentários