Adriane Bramante: agendamento pode ser feito até sem convocação - Ivo Iran/Divulgação
Adriane Bramante: agendamento pode ser feito até sem convocaçãoIvo Iran/Divulgação
Por MARTHA IMENES

Rio - Os segurados do INSS que foram convocados para passar pelo pente-fino em benefícios de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez - e tiveram seus nomes publicados no Diário Oficial da União em 12 de abril -, têm até esta sexta-feira para agendar perícia médica. E quem não fizer a marcação do exame pela Central 135 terá o benefício suspenso pelo INSS. O segurado só poderá voltar a receber depois que regularizar sua situação.

Mas atenção: a partir da suspensão, o beneficiário tem até 60 dias para marcar o exame. Se não procurar a agência do instituto neste prazo, o pagamento será cancelado definitivamente. No Rio, tiveram os nomes publicados no DO 13.880 segurados, sendo 11.023 aposentados por invalidez e 2.857 em auxílios-doenças. Em todo país, segundo o INSS, foram 152,2 mil segurados.

Para se precaver

"O segurado que está há mais de dois anos sem fazer perícia no INSS e que não recebeu informação ou notificação do instituto pode agendar o atendimento pelo telefone 135, mesmo que não tenha recebido algum comunicado formal", orienta Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), ressaltando que ao se antecipar à convocação o segurado vai se precaver para não ter o benefício previdenciário suspenso.

A especialista explica que o auxílio ou aposentadoria é cessado justamente para que o segurado vá ao posto para passar por avaliação médica.

"Somente se o INSS avaliar que o beneficiário já está em condições de voltar ao trabalho, o benefício é cancelado", acrescenta Adriane.

"O governo convocou para perícia beneficiários que precisam passar pelo exame obrigatório e não foram localizados em razão de endereço desatualizado ou estão com informações incorretas", informou o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), pasta à qual o INSS é subordinado. Por conta disso, a advogada faz outro alerta: "É de extrema importância manter todos os dados pessoais, inclusive endereço, atualizados no INSS". 

Veja como conferir a lista
Publicidade
No endereço do Diário Oficial na internet, encurtado pelo DIA para facilitar a busca, https://goo.gl/K8QS6k, o segurado pode conferir se está na mira do INSS.
Ao clicar no link, vai abrir a página do DO. No campo no alto à esquerda, onde está escrito "Paginação do jornal", basta iniciar a busca do próprio nome na página da Seção 3, que vai de 108 a 506 e está em ordem alfabética.
Publicidade
Nessa lista estão todas os nomes de pessoas que foram chamadas para fazer a perícia e não compareceram aos postos do INSS.
Você pode gostar
Comentários