A partir deste domingo, banco terá alerta cliente e informar sobre crédito  - Mara Coelho/Agência O Dia
A partir deste domingo, banco terá alerta cliente e informar sobre crédito Mara Coelho/Agência O Dia
Por O Dia

Rio - Os clientes de bancos que comprometerem mais de 15% do limite do cheque especial, a taxa mais cara do mercado financeiro, durante 30 dias consecutivos a partir deste domingo terão a opção de contratar uma linha de crédito alternativa. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a opção de parcelamento terá juros mais baixos e será oferecida pelas instituições financeiras aos clientes que poderão aderir à proposta ou não. Caso não aceitem, uma nova oferta terá que ser feita a cada 30 dias.

A mudança tem como objetivo reduzir o custo para os clientes e melhorar o uso do limite. Na prática, o cheque especial funciona como uma reserva que o cliente pode usar em caso de emergência, quando surgir um gasto inesperado, sem precisar recorrer ao banco, já que é um empréstimo pré-aprovado.

Justamente por causa dessa facilidade, os juros são mais elevados em comparação a outras linhas de crédito. Em maio, por exemplo, a taxa do cheque especial atingiu 311,9% ao ano, mais caro até que o cartão de crédito, que tradicionalmente tem o custo mais elevado, que no mesmo período tinha taxa de juros de 303,6% ao ano.

Segundo a Febraban, as novas regras de autorregulação incluem determinações aos bancos sobre transparência, orientação e comunicação com o consumidor. Quando o cliente entrar no cheque especial, por exemplo, terá que ser comunicado imediatamente, por meio de alerta, que se trata de uma modalidade de crédito de uso temporário. O valor do limite de crédito do cheque especial disponível para uso deverá ser informado nos extratos de forma clara de modo a não ser confundido com outros valores na conta-corrente.

Você pode gostar
Comentários