Site para consulta de restituição do Imposto de Renda apresenta instabilidade

Contribuintes têm dificuldades para acessar as informações por causa do grande volume de acesso; Receitafone é alternativa

Por O Dia

A restituição ficará disponível no banco durante um ano.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. -

Rio - No dia em que a Receita Federal abriu a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda (IRPF) de 2018, o site apresenta instabilidade. Por causa do grande volume de acesso, contribuintes estão com dificuldades para acessar as informações online, que foram liberadas às 9 horas da manhã desta segunda-feira.

Para saber se teve a declaração liberada, além de acessar a página da Receita na Internet, o contribuinte também tem a opção de ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a correção, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele é possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

O crédito bancário para 3.360.917 contribuintes será realizado no dia 16 de julho, totalizando o valor de R$ 5 bilhões. A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

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