Rio - O INSS divulgou, nesta quinta-feira, o calendário de pagamento de 2019 dos mais de 34 milhões de aposentados e pensionistas. Os depósitos seguem a mesma metodologia dos anos anteriores: a data de depósito dos proventos depende do número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.
O instituto informou ainda que recebem primeiro os beneficiários que ganham até o piso previdenciário, que corresponde a um salário mínimo. O crédito começa nos cinco últimos dias úteis do mês. Os depósitos referentes a janeiro, por exemplo, serão feitos entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro.
Já o segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados sempre a partir do 1º dia útil do mês seguinte. Ficando assim o mês de janeiro: quem tem final de benefício 1 e 6 recebe no dia 1º de fevereiro e assim por diante.
É importante destacar que o aposentado deve ficar atento quando a data de pagamento cair em feriados, pois o depósito dos benefícios é transferido para o primeiro dia útil seguinte.
O Carnaval no ano que vem será em março, portanto, os pagamentos de fevereiro irão até dia 1º de março e depois serão retomados no dia 7, um dia depois da Quarta de Cinzas.
E, no fim do ano que vem, por conta do Natal, o pagamento de dezembro vai até o dia 23 e é retomado apenas no dia 26 daquele mês.