Imposto de Renda - Agência Brasil
Imposto de RendaAgência Brasil
Por *EDDA RIBEIRO

Rio - Um dinheiro a mais no fim do ano: na segunda-feira, 151.248 contribuintes em todo o país poderão consultar e saber quanto receberão de volta da Receita Federal, referente ao sétimo lote da restituição do Imposto de Renda 2018. A consulta será liberada a partir das 9h, no site do Fisco. O valor cairá nas contas no dia 17.

Para saber se teve restituição liberada, o contribuinte pode ir à página da Receita (http://idg.receita.fazenda.gov.br), ou ligar para o número 146, informando o número de CPF e data de nascimento. Na consulta à página, por meio do e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001. O sétimo lote contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017.

Mais de 84 mil na malha

No Rio, 84.813 contribuintes estão na malha fina devido a inconsistências nas informações declaradas. As principais razões são omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes, e divergências nas informações informadas.

É possível conferir se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Caso haja, o próprio contribuinte pode fazer a autorregularização.

No site da Receita, deve clicar em Extrato de Processamento da DIRPF. Para acessar, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Ao acessar o extrato, é importante prestar atenção na seção "Pendências de malha". Se constar que a declaração está retida em malha fiscal, o contribuinte encontrará links para verificar com detalhes o motivo da retenção para consultar as orientações de procedimentos.

*Estagiária sob supervisão de Max Leone

Você pode gostar
Comentários