Edição da feira em São Paulo, em setembro - Divulgação / Cedir
Edição da feira em São Paulo, em setembroDivulgação / Cedir
Por O Dia

Rio - O Mercado de Produtores do Uptown Barra, na Zona Oeste do Rio, recebe, nesta sexta-feira e sábado, o projeto Mercado da Agricultura Familiar. O público terá contato com 30 produtores e três chefs, que vão levar produtos oriundos da agricultura familiar fluminense e de outras regiões do Brasil. Além disso, haverá uma programação do Cozinha Show da Agricultura Familiar com workshop de alta gastronomia. 

O Cozinha Show da Agricultura Familiar é um projeto do Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação Rural (Cedir), realizado em parceria com a Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) da Casa Civil da Presidência da República, com a UniRio e o Instituto Brasil Social (IBS). A ação combina workshop de alta gastronomia com uma feira de agricultores familiares brasileiros para a valorização da agricultura familiar nacional, tanto para quem produz – o pequeno produtor familiar brasileiro – quanto ao que se é produzido.

No projeto, chefs do corpo técnico do Cedir e/ou convidados desenvolvem e fazem receitas exclusivamente com ingredientes de produtores familiares que expõem e comercializam no espaço da feira. Tudo é feito em tempo real e os insumos utilizados possibilitam ao público o aprendizado de técnicas culinárias para o total aproveitamento dos insumos da agricultura familiar brasileira; a degustação dos pratos e receitas exclusivas desenvolvidas pelos chefs, ao término de cada sessão gastronômica; e a disponibilidade para aquisição, direto do produtor, dos gêneros alimentícios expostos na feira.

Feira em Gramado (RS), em novembro - Divulgação / Cedir

O Cozinha Show da Agricultura Familiar também valoriza a gastronomia nacional em suas regionalidades, uma vez que as receitas e as dinâmicas culinárias são adaptadas pelos chefs de acordo com o local (município e estado) onde o projeto é realizado; valoriza os insumos da terra e, consequentemente, valoriza o campo; e estimula o turismo rural e gastronômico na região onde o projeto é realizado.

O Cedir

O Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação Rural é uma entidade sem fins lucrativos, com sede administrativa no Rio de Janeiro e atuação em todo o território nacional. Sua missão é prestar apoio, assessoria, assistência técnica, consultoria, criação, orientação, desenvolvimento e execução direta de pesquisas, estudos, ações, programas e projetos de agricultura e agronomia, assessoria técnica rural, pesca, empreendedorismo e comércio, meio ambiente, geologia, ciência e tecnologia, biologia, engenharias, ciências da computação e tecnologia da informação.

Em iniciativas próprias e em parceria com instituições de ensino e pesquisa e entidades privadas, desenvolve estudos e pesquisas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias e inovações na área rural e agropecuária, inclusive quanto à experimentação lucrativa de novos modelos e arranjos socioprodutivos e de sistemas alternativos de produção, comércio, emprego e crédito para a agricultura.

Edição em João Pessoa (PB), em outubro - Divulgação / Cedir

O projeto em números

Em 2018, o Cedir realizou o Cozinha Show da Agricultura Familiar em João Pessoa (PB), Gramado e Porto Alegre (RS), Cerro Corá (RN) e São Paulo (SP), envolvendo 320 agricultores familiares de todo Brasil, com mais de 70 toneladas de produtos comercializados pelos pequenos produtores, alcançando um público superior a 150 mil pessoas que, direta ou indiretamente, envolveram-se com as atividades desenvolvidas.

Você pode gostar