Geraldo, funcionário do Prezunic, não pensa em parar de trabalhar - REDE PREZUNIC
Geraldo, funcionário do Prezunic, não pensa em parar de trabalharREDE PREZUNIC
Por *EDDA RIBEIRO

Rio - Nesta quinta-feira, no Dia do Aposentado, o público da terceira idade revela uma necessidade comum: o retorno ao mercado de trabalho, onde visam complementar a baixa renda da aposentadoria. No comércio, para quem está pensando em ter uma nova ocupação, vale a pena recorrer aos programas de incentivo à contratação de candidatos que estão com idade mais avançada. As oportunidades, disponíveis em grandes redes de supermercado, ficam abertas por tempo indeterminado.

No Prezunic, por exemplo, o programa Talentos Experientes faz esse serviço. Do quadro de funcionários, 25% correspondem a pessoas mais maduras. O auxiliar de operações Geraldo Serenário, contratado aos 77 anos, conta que a idade o impedia de conseguir uma nova ocupação.

"Quando ia deixar o currículo, pedia logo para a pessoa abrir o jogo e dizer se havia algum problema em relação a minha idade. Eles acabavam reconhecendo que não contratavam idosos", lembra Geraldo, que nem pensa em se entregar à aposentadoria.

Interessados podem cadastrar o currículo no Banco de Talentos da empresa, no endereço www.vagas.com.br/cencosudbrasil. O salário é compatível com o mercado, e os benefícios são plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida, participação nos lucros, alimentação em loja e vale transporte.

Balconista de hortifruti, fiscal de prevenção, repositor, açougueiro e laticínios são algumas das 15 vagas disponíveis pelo SuperPrix esta semana. Convênios com faculdade, farmácia e cursos de inglês estão entre os benefícios. O processo de seleção é via recrutamento@superprix.com.br.

A operadora de caixa Liete Augusto, 67 anos, justifica o trabalho: aumento de renda. "Mas também gosto de me sentir parte da equipe", afirma.

A rede do Mundial tem atuação parecida nos processos seletivos com o programa "Todo mundo no mercado". As lojas estão recebendo currículos de empacotadora, operador de supermercado e operador de serviços gerais. Os candidatos interessados devem enviar o currículo para curriculorh@supermercadosmundial.com.br ou levar diretamente ao SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) da filial mais próxima da residência.

43% sustentam família

Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que 21% dos aposentados entrevistados retornaram ao mercado de trabalho, e quase 50% deles têm as finanças como motivo. Além disso, 43% deles são os principais responsáveis pelo sustento da casa.

*Estagiária sob supervisão de Martha Imenes

Você pode gostar
Comentários